Prevenção de passivos trabalhistas em SST é tema de encontro promovido por Sesi e Associação Paranaense de Engenheiros de Segurança

Evento reuniu indústrias e prestadores de serviços no Campus da Indústria, em Curitiba

A prevenção de passivos trabalhistas e previdenciários em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) foi o tema do primeiro Painel Sesi de Gestão Estratégica para a Indústria, promovido pelo Sesi no Paraná em parceria com a Associação Paranaense de Engenheiros de Segurança (APES). Neste dia, mais de setenta representantes de indústrias, profissionais da área de Segurança e Saúde, além escritórios de advocacia e contabilidade que prestam serviço à comunidade industrial, estiveram reunidos no Campus da Indústria, em Curitiba.

O evento contou com abertura do Superintendente do Sesi e do IEL e Diretor Regional do Senai no Paraná, José Antonio Fares, que ressaltou a importância do tema para a proteção legal das empresas frente aos passivos trabalhistas, os quais muitas vezes são fatais para indústrias que não tem a correta gestão do tema em discussão. “Há muito tempo conversamos sobre a saúde e a segurança nas indústrias, mas precisamos de ações mais efetivas. O objetivo deste encontro é apresentar boas práticas e soluções para que as empresas possam conduzir os processos no seu dia a dia”, explicou Fares.

Em seguida, os palestrantes Rodrigo Meister de Almeida, Engenheiro de Segurança do Tabalho e instrutor da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), e Dr. Leslie Marc D’haese, perito e médico do trabalho, falaram acerca dos passivos e perícias relacionados à segurança e saúde e sobre o impacto das reformas previdenciária e trabalhista. “Precisamos tratar sobre segurança e saúde no ambiente laboral. Por isso, no evento, abordamos o preparo das indústrias para o acompanhamento das perícias judiciais, o cuidado com a gestão da informação, os principais erros das empresas na gestão trabalhista e previdenciária e as perspectivas de mudança para os próximos meses”, disse Rodrigo.

Após as palestras, os especialistas abriram um diálogo com os presentes, demonstrando as principais falhas que podem gerar passivos e trazendo perspectivas de boas práticas e cuidados com a movimentação das legislações trabalhistas e previdenciárias. Mais informações sobre as atualizações em Segurança e Saúde no Trabalho estão disponíveis no blog www.sesipr.org.br/informacoes-sst.

About Author