Estudantes do Sistema Fiep desenvolvem soluções em compostagem, acessibilidade e sustentabilidade

Projetos foram acelerados pelo programa Impulsiona JA Startup, desenvolvido em parceria com a Junior Achievement Paraná

Uma solução de compostagem para produção de gás e energia elétrica, um biofilme para proteger as hortaliças da geada, uma campainha acessível para surdos, uma pulseira que detecta riscos no ambiente de trabalho e um concreto mais permeável e sustentável. Todas estas soluções foram desenvolvidas por estudantes do Sistema Fiep, dos Colégios Sesi, cursos técnicos do Senai e ensino superior. Suas iniciativas foram aceleradas pelo programa Impulsiona JA Startup, uma parceria do Sistema Fiep e da Junior Achievement Paraná. “No Sistema Fiep, todos os alunos são convidados pensar e desenvolver a inovação e o empreendedorismo durante o processo educativo, na chamada Trilha da Inovação. O Impulsiona é a fase final do programa, na qual os alunos já tiveram uma ideia, já desenvolveram seus protótipos e são impulsionados”, explica Vanessa Frason, gerente de Educação Profissional do Sistema Fiep. Além de um aporte financeiro, o Sistema Fiep apoia os estudantes para melhorar seus produtos de forma que a próxima etapa seja abrir o próprio CNPJ e entrar no mercado”, completa.

Mateus Lourenço de Souza é aluno de Aprendizagem Industrial em Auxiliar de Linha de Produção da unidade do Senai em União da Vitória e membro da equipe desenvolvedora da Biomax, que desenvolveu uma solução de compostagem que pode ser aplicada em nível familiar, comercial e industrial, e usa alimentos descartados para a produção de gás e energia elétrica. “Enquanto desenvolvemos e produzimos algo inovador, projetamos uma nova caminhada, emplacando novas escolhas. Sendo assim, ao desenvolver um projeto nestas proporções, a mesma excelência se reflete em áreas análogas a sua vida cotidiana com mais responsabilidade”, afirma.

Além do crescimento pessoal, os conhecimentos adquiridos no projeto incentivam o empreendedorismo e a inovação para as futuras carreiras dos estudantes. “Dificilmente conseguiríamos este conhecimento por meio de outra plataforma, se não o Impulsiona. Com toda a noção para produzir um MVP, um canvas, um pitch, integrar um produto ao mercado, pesquisar o mercado e tecnologias, sentimos um incentivo enorme para inovar e empreender”, diz Vinícius Lavanholi da Silva, aluno de Aprendizagem Industrial em Auxiliar de Linha de Produção da Unidade Cianorte e membro da equipe Hi-Security, que desenvolve pulseiras conectadas a internet para promover a saúde e segurança no ambiente laboral.

No próximo dia 10, as cinco equipes participarão do DemoDay, uma apresentação final dos projetos para uma banca avaliadora. O evento acontecerá a partir das 16 horas, na unidade Celso Charuri, em Curitiba.

 

Como funciona a aceleração

Durante oito encontros, os jovens tiveram contato com conceitos, ferramentas e hacks para criar e desenvolver seus projetos. Desta forma, o Impulsiona JA Startups promove novos negócios inovadores, desenvolve competências empreendedoras e oferece suporte necessário para validação de um Modelo de Negócios (MN) e um Produto Mínimo Viável (PMV).

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR