Pequenas empresas da América Latina e Caribe querem aproximação com a Índia

  País asiático cresceu acima da média dos países desenvolvidos e em desenvolvimento nos últimos anos As pequenas e médias empresas da América Latina e Caribe querem buscar uma aproximação com empresas do mesmo porte da Índia. O país asiático foi o que registrou o maior índice de crescimento entre os países desenvolvidos e em […]

 

País asiático cresceu acima da média dos países desenvolvidos e em desenvolvimento nos últimos anos

Créditos: Gelson Bampi

As pequenas e médias empresas da América Latina e Caribe querem buscar uma aproximação com empresas do mesmo porte da Índia. O país asiático foi o que registrou o maior índice de crescimento entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento nos últimos anos. Desde 2000, a Índia vem registrando taxa anual de crescimento de 6%, enquanto a média dos demais países variou de 2% a 4%. A taxa de crescimento permitiu que a Índia atingisse um tamanho de mercado importante no cenário global, sendo classificada como a sétima maior economia do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Reino Unido e França.

“Uma aproximação com este mercado é muito importante e quero aqui firmar um compromisso de colocar o Centro Internacional de Negócios (CIN), do Sistema Fiep, trabalhando nesta direção”, declarou o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro, nesta quinta-feira (23 de janeiro) ao abrir o Seminário Experiências e Oportunidades para a Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas Latinoamericanas com a Índia, realizado no Campus da Indústria, em Curitiba.

O objetivo do Seminário, que prossegue nesta sexta-feira, é promover e apoiar a internacionalização das pequenas e médias empresas na América Latina e Caribe junto às oportunidades na Índia. “A intenção é buscar estabelecer as bases para conexões entre pequenas e médias empresas das duas regiões”, disse Reinaldo Tockus, gerente de Relações Internacionais do Sistema Fiep.

Com uma população de mais de 1 bilhão de habitantes, hoje a Índia se destaca como um dos países mais populosos e a maior democracia do mundo e, segundo estimativa das Nações Unidas (ONU), em 2028 ultrapassará a população da China. É portanto, um grande mercado, demandando um volume significativo de alimentos para superar os desafios nutricionais ainda presentes.

Além disso, o aumento de investimentos no país, ocasionado por políticas governamentais de incentivo, resultou no crescimento de renda da população, tornando a Índia uma grande potência em mercado consumidor.

A Índia é também uma das economias mais abertas e receptivas a investimentos estrangeiro, devido a reformas recentes. Os setores que mais atraem investimentos são os de serviços, telecomunicações, combustíveis, medicamentos, construção, automobilístico e tecnologia da informação.

O Seminário Experiências e Oportunidades para a Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas Latinoamericanas com a Índia é uma parceria do Sebrae-PR, junto à Secretaria Permanente do Sistema Econômico Latino-americano e do Caribe (SELA) e Universidade Católica do Uruguai e tem o apoio institucional do Sistema Fiep. Participam representantes da Colômbia, Costa Rica, Equador, Índia, Peru e Uruguai.

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR