É papel das empresas realizar ações educativas de prevenção às drogas e ao alcoolismo

O programa Sesi Cuide-se+ disponibiliza consultorias específicas para as indústrias promoverem ações de prevenção aos seus colaboradores

O uso de substâncias psicoativas, como o álcool e drogas ilícitas, está entre os principais transtornos mentais que causam incapacidade para o trabalho no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, no país 17,9% da população adulta fazem uso abusivo de bebida alcoólica. Promover ações educativas para a valorização da vida é o objetivo do Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, instituído no dia 20 de fevereiro.

No ambiente de trabalho, a dependência química deve ser compreendida como um problema de saúde que pode ser evitado e tratado, principalmente quando o trabalhador conta com o suporte adequado. Parte do programa Sesi Cuide-se+, o eixo de Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas divulga informações relacionadas ao uso e abuso de drogas e sua influência no trabalho, promovendo também ações educativas para hábitos saudáveis de vida. “Hoje, a prevenção e a conscientização devem fazer parte do dia a dia das empresas. O programa Sesi Cuide-se+ desenvolve ações para fortalecer fatores de proteção e minimizar fatores de risco, incentivando o colaborador a refletir sobre as atitudes e situações às quais está exposto dentro e fora do trabalho”, comenta Silvia Pessoa Teuber, analista de Segurança e Saúde do Sistema FIEP.

Nos últimos dois anos, o programa do Sesi atendeu em torno de 15 mil trabalhadores somente neste eixo de prevenção. Ao todo, oito eixos contribuem para levar mais saúde e produtividade às indústrias, como a prevenção de acidentes, dos riscos relacionados ao câncer e de doenças crônicas.

Organizações interessadas no programa de consultorias podem acessar o site Sesi Cuide-se+. As empresas também podem solicitar um atendimento especializado de acordo com a sua necessidade nas unidades da sua região.

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR