Abril Verde: Covid-19 é mais um alerta para a importância da prevenção

Sesi no Paraná apoia indústrias e população com orientações sobre a pandemia, cuidados com saúde e segurança e novos modelos de trabalho

Abril é um mês dedicado à prevenção de acidentes e doenças em decorrência do trabalho. Na atual pandemia da Covid-19, torna-se evidente que tratar da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) não se restringe apenas ao cumprimento de Normas Regulamentadoras. As indústrias devem estar atentas e seguir as recomendações dos órgãos competentes para não expôr a saúde dos seus colaboradores. “Se na sua indústria é possível o trabalho remoto, recomenda-se essa modalidade. Para os departamentos que exigem trabalho presencial, é preciso seguir rigorosamente as orientações de higienização e controle do contágio, aponta Rosangela Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde para a Indústria do Sistema Fiep.

Para colaborar com a manutenção da saúde o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, produziu cartilhas gratuitas com informações relacionadas ao coronavírus. “Além de promover ações de prevenção, o Sesi leva informações seguras para a população e para os industriários. Este é um momento crítico para a saúde e também para a economia, por isso, quanto mais preparados e bem-informados estivermos, menor será o impacto quando essa crise passar”, afirma Rosangela. O primeiro material disponibilizado pelo Sesi aborda os principais sintomas, formas de prevenção, além de alertar sobre fake news relacionadas ao coronavírus. Já o segundo, traz orientações específicas sobre prevenção para indústrias e trabalhadores. O terceiro traz dicas sobre ergonomia, produtividade e saúde mental. Todos os conteúdos podem ser acessados gratuitamente aqui.

Além disso, as redes sociais do Sesi estão sendo atualizadas diariamente com dicas e novidades sobre o assunto. Também foi disponibilizada uma Central de Saúde com médicos e especialistas do Sesi para tirar dúvidas sobre o coronavírus pelo WhatsApp: 41 99602-6727 ou pelo email centraldeinformacoes@sistemafiep.org.br. “O Sesi dará todo o apoio para as indústrias reestabelecerem o seu funcionamento de maneira tranquila e segura. Enquanto isso, vamos ajudar a cuidar da saúde dos trabalhadores, que demanda uma atenção ainda maior neste momento”, informa Rosangela.

 

About Author