O Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, em parceria com o Governo do Estado e a Fundação Araucária, lançou uma chamada pública de R$ 1,4 milhão para empresas paranaenses que estejam desenvolvendo projetos que ajudem no enfrentamento à COVID-19. “O Sistema Fiep possui estrutura adequada, especialistas capacitados e conhecimento técnico para contribuir na busca por soluções para esta crise sanitária, e é isso que colocamos à disposição da sociedade com o lançamento deste edital”, afirma o presidente da entidade, Carlos Valter Martins Pedro.
O Diretor Regional do Senai Paraná, Jose Antonio Fares, acrescenta que, nesse momento de emergência e necessidade de soluções rápidas e eficazes, o processo de inovação aberta é um dos mais efetivos. “Procuramos encontrar bons projetos que já estejam em produção, mas que necessitem de escala e infraestrutura para atingir um grande número de pessoas. Vamos financiar e apoiar soluções para promover uma entrega mais rápida e efetiva para a sociedade”, diz.
Além do apoio financeiro para ser utilizado com a gestão dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação em todo o estado, as empresas receberão o suporte de estrutura e de equipe, com acesso aos laboratórios e pesquisadores do Senai. Os projetos devem envolver o diagnóstico, combate, tratamento e monitoramento da COVID-19. Como exemplo, estão soluções de serviço remoto de saúde, aperfeiçoamento de equipamentos de proteção individual (EPI), diagnósticos rápidos, respiradores pulmonares, tecnologias para ressonância magnética e tomografia, além de soluções para controle, monitoramento e prevenção de disseminação do vírus. “Por meio da pesquisa e inovação, a pandemia poderá ser minimizada”, pontua Fares.
Como participar
Os projetos receberão aporte de até R$ 142 mil e precisam ser executados em até quatro meses. Podem participar da seleção empresas de qualquer porte com sede no estado do Paraná. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.saudetechpr.com.br até o dia 03 de maio.