Para apoiar e orientar indústrias e empresas que desejem adaptar suas linhas de produção para a fabricação de máscaras, protetores faciais, álcool e roupas hospitalares, o Senai está oferecendo um programa de mentorias gratuitas. “O Conexão Senai é uma iniciativa nacional, que está atendendo companhias do Brasil inteiro para combater a pandemia e auxiliar na produção de Equipamentos de Proteção (EPs). Nosso objetivo é promover a produção na indústria”, explica Felipe Couto, Gerente de Inovação e Produtividade do Sistema Fiep.
O programa está na sua segunda chamada, a anterior aconteceu em maio. A Tecnind, empresa que produz equipamentos para o segmento industrial localizada em Curitiba, foi uma das participantes da primeira edição. “Neste ano, quando veio a pandemia, fiquei duas semanas pensando com os meus botões sobre o que poderíamos fazer para ajudar o país. Comecei a pesquisar por fornecedores de máquinas para produzir máscaras e, no Brasil, encontrei poucas opções e ainda defasadas. A maior parte dos equipamentos está na China. Foi assim que decidi fabricar o equipamento, para termos maquinários de qualidade e nacionais”, conta o engenheiro mecânico José Henrique Riffel, proprietário e fundador da Tecnind.
Ao participarem do programa, os consultores do Senai auxiliam as empresas a criarem um plano de ação para as mudanças na produção, além de orientar sobre as especificações técnicas exigidas na fabricação de cada item e a necessidade de consulta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Apesar de nós não termos como objetivo produzir a máscara em si – mas sim o equipamento que a produz -, precisamos saber tudo sobre as máscaras faciais para fazer um produto de qualidade e segurança. Então, a consultoria foi de grande ajuda para compreendermos normas, procedimentos, requisitos. Além disso, estamos fazendo este projeto com investimento próprio, antes de levar ao mercado”, explica Riffel.
Para a segunda chamada do Conexão Senai, podem se inscrever empresas do setor industrial de todos os portes, com planta no Brasil. A mentoria é online e gratuita, com duração de até oito horas. A empresa deve preencher seu cadastro enquanto houver vagas disponíveis, até o dia 17 de julho, pelo site do Edital de Inovação para a Indústria: