Outubro Rosa: Unidade Móvel do Sesi volta à capital para oferecer exames a trabalhadoras

Até o final do ano, veículo passará por empresas de todo o Paraná, realizando mamografias e orientando os colaboradores das indústrias

Dando continuidade às ações referentes à campanha Outubro Rosa, uma das unidades móveis do Programa Sesi Cuide-se+ estará em Curitiba nesta semana, após atender no interior do Paraná. Na capital, os atendimentos da equipe do Sesi no Paraná serão realizados na Becton Dickinson (BD), localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Entre os dias 26 e 29 de outubro, as trabalhadoras da empresa terão acesso a mamografia, sem precisar sair de seu ambiente de trabalho. “Neste momento de pandemia, a presença da unidade móvel do Sesi na indústria se torna ainda mais importante, pois facilita o acesso ao exame sem a necessidade de deslocamentos a hospitais, laboratórios e outras unidades de saúde, ao mesmo tempo em que garante que a prevenção seja realizada adequadamente”, explica Maria Cristhina de S. Rocha, gerente executiva de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de que sejam registrados 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2020, representando 29,7% dos casos de câncer em mulheres neste ano. “O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura. Com isso, ao disponibilizar a mamografia para suas colaboradoras, por meio do Programa Sesi Cuide-se+, as indústrias estão contribuindo com a qualidade de vida de seus funcionários”, analisa  Anna Karina Boszczowski, coordenadora do eixo de Prevenção ao Câncer do Programa Sesi Cuide-se+.

Para Leatrice Palácio Macedo Alves, médica do trabalho responsável na BD, neste momento de pandemia, ações como essa, de prevenção, são prioritárias para a saúde das mulheres: “É muito importante a realização de exame de detecção precoce através de exame de mamografia. Para as nossas associadas, a oportunidade de fazer o exame dentro da empresa, através do Caminhão Rosa, proporciona acesso facilitado para a realização do exame, além do monitoramento, acompanhamento, orientação e desfecho. O que para mim é o mais importante, incluindo nossas associadas em uma linha de cuidado. Na BD, a saúde e o cuidar das pessoas definitivamente é uma prioridade”.

 

Para garantir a segurança de seus colaboradores e também das mulheres que vão fazer o exame nas unidades móveis, o Sesi adotou todos os protocolos de saúde indicados pelas autoridades sanitárias. Alguns deles são a redução do número de atendimentos para ter um intervalo maior entre uma paciente e outra para a devida higienização do local, além da disponibilização de álcool gel e obrigatoriedade do uso de máscara no local. Para este ano, além dos atendimentos nas unidades móveis, a equipe do Sesi está trabalhando com uma campanha para conscientização da população com a disponibilização de palestras online, considerando a necessidade de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.

Criado em 2014, o eixo de Prevenção ao Câncer do Programa Sesi Cuide-se+ realiza diversas ações ao longo de todo o ano, não apenas em relação ao câncer de mama, mas também colo de útero, próstata e pele. Com isso, o programa também oferece, além da mamografia, exames como papanicolau, PSA e análise de lesões de pele pré-existentes. Somente em 2019, o programa atendeu 120 empresas em 54 municípios do Paraná. Ao todo, 22.891 trabalhadores foram impactados pelo programa, sendo 54% mulheres, e 31.977 exames foram realizados no ano passado.

 

Sobre o Programa Sesi Cuide-se+

O Sesi Cuide-se + é um programa do Sistema Fiep que busca levar saúde para o trabalhador da indústria paranaense, por meio de prevenção e educação. Um dos objetivos é contribuir para a redução da incidência de acidentes, das ocorrências de situação de risco, dos índices de absenteísmo e licenças por doenças a partir da educação e promoção da saúde. O Programa Sesi Cuide-se+ oferece consultoria para as indústrias, que podem solicitar um atendimento mais específico para a sua realidade. Além da Prevenção do Câncer, o programa trabalha ainda com mais sete eixos: Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas, Alimentação Saudável, Prevenção de Acidentes de Trabalho, Saúde Mental, Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Prevenção de Doenças Crônicas e Estímulo a Atividades Físicas. Mais informações: https://www.sistemafiep.org.br/cuidesemais

 

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

 

Sobre a BD

A BD é uma das maiores empresas de tecnologia médica do mundo que está promovendo o avanço da saúde ao investir na descoberta médica, no diagnóstico e na prestação de cuidados. A empresa apoia os profissionais que estão na linha de frente dos cuidados da saúde por meio do desenvolvimento de tecnologia, serviços e soluções inovadoras que ajudam a avançar na terapia clínica para pacientes e no processo clínico para os prestadores de cuidados de saúde.

A BD e os seus 65 mil funcionários têm paixão e compromisso em ajudar a melhorar os resultados dos pacientes e a segurança e a eficiência do processo de atendimento clínico, além de permitir aos cientistas de laboratório diagnosticar melhor a doença e promover as capacidades dos pesquisadores de desenvolver a próxima geração de diagnósticos e terapêuticos.

A BD tem presença em praticamente todos os países e parceiros com organizações de todo o mundo para abordar alguns dos problemas de saúde globais mais desafiadores. Ao trabalhar em estreita colaboração com os clientes, a BD ajuda a melhorar os resultados, reduzir os custos, aumentar a eficiência, melhorar a segurança e ampliar o acesso aos cuidados de saúde. Em 2017, a BD recebeu a C. R. Bard e seus produtos na família BD.

Para mais informações, acesse www.bd.com.br

About Author