Coluna > Coluna semanal

Hábitos do isolamento social aceleram tendências no mercado de trabalho

Dados do Senai apontam aumento na demanda por profissionais de áreas específicas; matrículas para cursos da instituição em 2021 estão abertas

Profissionais capacitados terão mais chances de se manter ou até mesmo de se recolocar no mercado

A pandemia de Covid-19 acelerou tendências e deve criar mais oportunidades de emprego para profissionais de tecnologia e logística, de acordo com estudo feito pelo Senai. Entre os novos cargos, estão analistas de soluções de alta conectividade e os orientadores de trabalho remoto. Além disso, profissões já existentes também ganham mais fôlego e devem ter demanda aumentada, como os técnicos em mecatrônica e em telecomunicações.

“Neste contexto pós-crise as indústrias precisarão de profissionais atualizados e com diferentes competências para ajudar a alavancar os negócios”, analisa Giovana Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep. “Por outro lado, os profissionais capacitados terão mais chances de se manter ou até mesmo de se recolocar no mercado”, complementa.

O levantamento aponta também ocupações já existentes e que deverão ter mais demanda: técnico em telecomunicações; em sistemas de transmissões; em sistemas de computação; em mecatrônica e automação industrial; em eletroeletrônica, eletrônica; em logística; em jogos digitais; em redes de computadores; desenvolvedor de sistemas; eletricistas, controlador e programador de produção e programador multimídia.

A pesquisa do Senai aponta 13 novas ocupações em alta no mundo pós-pandemia: analista de soluções de alta conectividade; administrador de conectividade; especialista em logística 4.0; desenvolvedor de softwares para simulação de processos industriais; especialista em realidade virtual e aumentada; desenvolvedor de aulas para educação a distância e on-line; orientador para trabalho remoto; profissional com especialização em normas e legislações nacionais e internacionais; especialista em gestão da informação; especialista em análise de grandes volumes de informações (big data);  especialista em internet das coisas (IoT); especialista em impressão 3D e especialista em cibersegurança.

Matrículas abertas
O Senai no Paraná oferta cursos que preparam o profissional para as profissões que devem crescer no pós-pandemia. A instituição está com as matrículas abertas para os cursos técnicos presenciais e semipresenciais em todo o estado. “Por meio de seu vasto portfólio, o Senai oferece oportunidade de um ensino de qualidade, que possibilita uma rápida inserção ou recolocação no mercado de trabalho, por estar alinhado com as necessidades das indústrias e da sociedade como um todo”, afirma Giovana. Segundo dados da Pesquisa SAPES FIII – Empresas 2017 a 2019, mais de 90% das indústrias preferem os alunos do Senai.

Ao todo, são vagas distribuídas em áreas como Eletromecânica, Segurança do Trabalho, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Administração e muitas outras. Todas as informações sobre a oferta de cursos e matrículas estão disponíveis no site cursocertosenai.com.br, ou pelo telefone 0800 648 0088.

About Author