Sistema Fiep e DAF Caminhões reforçam parceria em Ponta Grossa

DAF Academy, estrutura instalada dentro da unidade do Senai, passou por ampliação para atender demanda de capacitação profissional da empresa

O diretor regional do Senai, José Antonio Fares, o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter, e o presidente da DAF Brasil, Lance Walters (Fotos: Gelson Bampi)

O Sistema Fiep, por meio do Senai, e a DAF Caminhões reforçaram a parceria que mantêm há sete anos em Ponta Grossa. Na última quinta-feira (5), foi inaugurada a ampliação da DAF Academy, estrutura instalada na unidade do Senai na cidade, destinada à capacitação de técnicos que atuam na rede de concessionárias da montadora.

A solenidade de inauguração teve as presenças dos presidentes do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, e da DAF Brasil, Lance Walters. “É uma honra para o Senai e para o Sistema Fiep ter a confiança de uma empresa mundial como a DAF para fazer o treinamento de seus funcionários”, afirmou Carlos Valter. “Esta é a essência da existência da nossa casa: prestar serviços em parceria com a indústria. É isso que move o Senai”, acrescentou.

Walters, por sua vez, ressaltou que, em muitos casos, é na DAF Academy que os colaboradores e técnicos têm a primeira interação com os produtos da empresa. “É importante que esta estrutura também expresse a qualidade que nossa marca representa”, disse. “Queremos continuar crescendo aqui no Brasil e esperamos ter uma parceria cada vez mais forte”, completou.

Números da parceria
A DAF Caminhões, pertencente ao Grupo PACCAR, inaugurou sua fábrica em Ponta Grossa em 2013. Antes mesmo do início da operação, foi firmada uma parceria com o Senai para a capacitação dos operadores que trabalhariam na linha de produção. Incialmente, as capacitações ocorriam em uma estrutura alugada. Em julho de 2015, quando foi concluída a obra de expansão do Senai no município, a DAF Academy foi instalada na unidade.

A estrutura, agora ampliada, é um espaço dentro da área de manutenção automotiva do Senai adaptado especificamente para as demandas da montadora, servindo para a capacitação de técnicos da rede de concessionárias espalhadas por todo o país. Enquanto a instituição disponibiliza técnicos de ensino que conduzem os cursos, a empresa fornece ferramentas, materiais, equipamentos e veículos didáticos (caminhões) necessários para a realização dos treinamentos de aperfeiçoamento e qualificação. A DAF Academy possui ainda instalações dentro da própria fábrica, em que são treinados os colaboradores da linha de produção, também em parceria com o Senai.

Entre junho de 2013 e setembro de 2020, foram realizadas mais de 7 mil horas de treinamentos para 220 turmas, gerando 2,7 mil matrículas. Neste ano, mesmo com as restrições causadas pela pandemia e seguindo protocolos de segurança, foram realizadas 13 sessões de treinamento presencial, com 139 participantes. Porém, foram intensificadas as capacitações a distância, com 30 sessões online, que reuniram mais de 1 mil participantes.

Presidente do Sistema Fiep conheceu a linha de produção da montadora

Visita à fábrica
Além da inauguração das novas instalações da DAF Academy na unidade do Senai, o presidente do Sistema Fiep também visitou a planta industrial da montadora em Ponta Grossa. Construída em um terreno de 2,3 milhões de m², a fábrica tem área de 270 mil m². A unidade é responsável pela produção do caminhão extrapesado XF105 e o pesado CF85.

Desde novembro de 2015, a planta também produz os motores PACCAR MX, propulsor que integra os dois modelos de caminhões nacionais DAF. Em outubro de 2017, a DAF lançou as versões fora de estrada dos modelos CF85 e XF105. Maior projeto da engenharia brasileira, os modelos foram desenvolvidos em parceria com a sede na Holanda. Os modelos são voltados para operações de cana e madeira.

About Author