Exportar utilizando as ferramentas de vendas online é totalmente viável para empresas de todos os portes, inclusive para microempreendedores individuais. O e-commerce é uma grande alternativa que traz como vantagem a possibilidade de testar o produto. A opinião é de Jorge Biff Netto, consultor sênior para internacionalização da IEC Partners (US), WORK4 (BR) e Sebrae-PR, que participou nesta terça-feira do webinar E-commerce internacional, realizado pelo Sistema Fiep, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), em parceria com o Sebrae-PR.
Para o especialista, a exposição no e-commerce é uma grande oportunidade de popularizar um produto, conquistar seguidores e ‘advogados’ da marca. “Entrar neste negócio exige preparação e estudo, mas não é nenhum bicho de sete cabeças e o primeiro passo tem que ser dado”, frisou. Ele destacou o papel de instituições como a Fiep e o Sebrae que podem ajudar os empresários neste caminho.
Durante o webinar foram apresentadas algumas ferramentas disponíveis para a operacionalização das vendas online, especialmente voltadas à logística, como o Exporta Fácil dos Correios e as soluções da DHL Express Brasil. “A alfândega não deve ser vista como uma barreira. Há exigências relacionadas a licenças, mas há várias soluções disponíveis para quem está começando a exportar”, destacou Patrícia Starling, diretora comercial da DHL Express Brasil.
Marco Dutra, business consultant da SGP Web, destacou o quanto é fácil exportar através do Exporta Fácil, dos Correios. Segundo ele, a capilaridade é um dos pontos fortes, com 11 mil agências no Brasil. “Os Correios atendem todo o mundo e prestam serviço para empresas de todos os portes e natureza jurídica”, disse, acrescentando que é muito simples exportar pelo e-commerce e que a documentação exigida é muito básica.
Uma das principais empresas do comércio eletrônico, a Mercado Livre, participou do webinar destacando o efeito da pandemia sobre os negócios. A empresa argentina teve uma grande valorização em 2020, ultrapassando US$ 60 bilhões em valor de mercado, tornando-se a empresa mais valiosa da América Latina. André Santos, awareness da Mercado Livre, disse que um dos grandes diferenciais da empresa é sua estrutura robusta de logística e informou que a companhia tem metas de crescimento significativo para os próximos anos nos mercados do Brasil, México, Chile e Argentina, permitindo que o vendedor possa vender seus produtos para esses países, utilizando uma única plataforma. A informação sobre esse projeto foi anunciada em primeira durante o evento.
Caso de sucesso
Walter França, empresário, proprietário da SaxBrasil, loja de instrumentos musicais e acessórios, de Curitiba, contou a experiência com as vendas online no mercado internacional. Segundo ele, o ingresso neste mercado foi motivado pela própria dificuldade que enfrentava em encontrar os produtos que precisava. “Pela facilidade do mercado online, decidi fazer um teste inicial. Poucos minutos após publicar um anúncio, já havia feito duas vendas”, lembra.
Em 12 anos de mercado, hoje França vende para mais de 50 países. Ele conta que uma das maiores barreiras que enfrentou foi conquistar a confiança do consumidor. “Quando se inicia um negócio novo, você não tem credibilidade e nesse ponto o marketplace facilita”, opina. Marketplace é quando, ao invés de criar uma loja virtual própria, se opta por utilizar canais já consolidados de venda pela internet. E esta foi a estratégia adotada pela SaxBrasil.
“O Marketplace facilita, ajuda a construir credibilidade e dá segurança. Num primeiro momento, acho interessante como forma de ajudar a construir a reputação da marca”, comentou.
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