Institucional > SENAI

Parceria do Senai em Toledo gera bons resultados no curto prazo

Cursos e consultoria focados na atividade industrial melhoraram eficiência em processos, logística e fluxo, gerando expressivos resultados financeiros e operacionais

Um investimento não-prioritário substituído pela visão com necessidade de mudar e alavancar os negócios. Foi isso que a consultoria do Senai em Toledo promoveu na Quimitol, indústria com 35 de mercado, que atua com soluções em limpeza para o segmento doméstico, automotivo, industrial e empresas no Sul do país e Mato Grosso do Sul.

“O melhor resultado que obtivemos com a parceria do Senai foi o aprendizado”, conta o Edson Luiz Carollo, diretor administrativo da Quimitol. Ele conta que procurou a instituição em 2016, em busca de apoio técnico para um projeto de ampliação da planta industrial da empresa. “Nosso objetivo era na verdade construir uma nova unidade fabril. Mas, o diagnóstico final mostrou que a obra não era necessária. Que deveríamos rever o planejamento, implantar novas ferramentas e processos na linha de produção para melhorar a eficiência das operações. Isso evitou um grande desperdício financeiro”, conta o diretor.

“A consultoria do Senai também serviu como recomendação para uma nova turma de MBA de Indústria 4.0 e Manufatura Enxuta, que acabei cursando e que foi muito útil em todo o nosso processo de reformulação. A aplicação dos conceitos técnicos gerou resultados expressivos na empresa”, garante.

Como diferenciais, ele cita o conteúdo do curso e o bom nível dos professores. “O MBA foi fantástico, direcionado à realidade da indústria, o que contribuiu muito com essa nova fase que estamos vivendo, focada em qualidade e inovação”, completa.

Carollo conta ainda que a capacitação do Senai abriu portas para que outros profissionais da empresa também investissem na formação técnica oferecida na cidade e, com isso, o desempenho em várias áreas evoluiu. “Tivemos ganho de eficiência na área de produção, em logística e em fluxo e tudo isso contribuiu para melhorar os resultados operacionais e financeiros”, reforça.

Fiep

A relação entre a Quimitol e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) sempre foi de parceria. “Como empresário é de extrema importância ter o Sistema Fiep como aliado, representando e atendendo os interesses e demandas do setor para o fortalecimento da indústria. Isso nos proporciona segurança e direcionamento com foco para seguirmos no rumo do desenvolvimento”, conclui.

About Author