Indústrias do Paraná podem aderir à campanha de vacinação contra a gripe promovida pelo Sesi já neste mês

Mais do que nunca, a imunização contra a influenza deve ser mantida

Por mais que haja uma grande ansiedade pela vacina contra a covid-19, a população não deve esquecer de outros cuidados com a saúde, o que inclui a vacinação contra a gripe. É por isso que o Sesi no Paraná dá início, já neste mês de fevereiro, à campanha de vacinação contra a gripe para sindicatos e indústrias paranaenses com valores bastante atrativos.

“Engana-se quem pensa que a vacinação contra a gripe torna-se desnecessária em meio à pandemia. Ao proteger-se contra a gripe, as pessoas têm menos chances de ir parar no hospital por conta da doença”, afirma Rosângela Fricke, Gerente executiva de Segurança e Saúde para Indústria. “Além disso, ao longo de 2020, observamos que pessoas que estão com boa imunidade não ficam tão debilitadas quando contraem covid e a vacina contra a gripe contribui bastante para aumentar essa imunização. Sabendo da importância dessa ação, o Sesi oferece esse serviço para as indústrias, para que facilitem o acesso à vacina para seus funcionários”, completa.

O período para adesão à campanha de vacinação do Sesi no Paraná acontece de 12 e fevereiro até quando durarem os estoques e o agendamento inicia logo após a confirmação da data de recebimento da vacina pelo Sesi. Outro grande diferencial, é que o ato vacinal é realizado na própria empresa, no formato in company e em qualquer município do estado. Desta forma, os trabalhadores não precisam sair de seu local de trabalho para serem imunizados.

 

Importância da vacinação contra a gripe

Pesquisas recentes demonstram que a imunização contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe. Desta forma, a vacinação se torna o principal método na prevenção da doença e as complicações mais severas causadas por ela. Além disso, a vacinação contribui para a redução da circulação dos agentes nos ambientes, auxiliando na proteção daqueles que não podem ser vacinados. Para complementar a vacinação, o Ministério da Saúde ainda recomenda outras medidas, como alimentação saudável, higienização frequente das mãos, utilização de lenço descartável para limpar o nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

Seguindo as normas da Anvisa, o Sesi no Paraná vai oferecer a vacinas contra a influenza trivalente e quadrivalente, contendo os tipos de cepas de vírus em combinação. Ofertada desde 2010, a vacinação faz parte de uma série de ações que o Sesi no Paraná pretende lançar, com outras formas de prevenção e cuidados para os funcionários das indústrias. Para os trabalhadores, a vantagem é cuidar da saúde. Para as indústrias, os benefícios são a redução de afastamentos entre os trabalhadores, contribuindo para uma melhor produtividade das empresas. “Neste momento, qualquer sintoma de gripe provoca afastamento por se tratar de uma suspeita de covid-19. Se reduzimos o número de casos de gripe, cuidamos da saúde dos trabalhadores e também diminuímos o absenteísmo nas empresas”, finaliza Rosângela.

 

Para mais informações acesse o site do Sesi no Paraná (sesipr.com.br) ou clique aqui.

About Author