Sistema Fiep premiará escolas que contribuem para uma educação de qualidade

Inscrições para o Prêmio Peça por Peça 2021 estão abertas até o dia 30 de abril

O Prêmio Sesi Peça por Peça, uma iniciativa do Sesi Paraná, tem como objetivo reconhecer e incentivar projetos de escolas públicas municipais que promovam melhorias no ambiente escolar. A iniciativa contribui para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Peça por Peça foi criado pela Bosch, no ano 2000, e contou com o apoio do Sesi Paraná. O objetivo era identificar, por meio de pesquisa na comunidade do entorno, os principais problemas, demandas e estigmas sociais. Com esse levantamento, foram definidas as prioridades, áreas de ação, recursos necessários, instituições e entidades a serem envolvidas. Em 2000, o programa foi lançado e no ano seguinte as escolas ao redor da Bosch foram convidadas a escrever sobre os projetos que buscassem ampliar a qualidade da educação por meio do desenvolvimento de ações em cultura, comunicação, esporte e lazer, entre outras áreas. A partir disso, projetos foram avaliados e acompanhados por uma equipe do Instituto Robert Bosch. “A criação e implementação da metodologia do Programa Peça por Peça foi um marco na responsabilidade social  da Bosch e na cidade de Curitiba. Foi um passo fundamental para o desenvolvimento das comunidades da CIC, que promoveu impactos positivos na vida das pessoas, principalmente no âmbito da inclusão social”, comenta Dirceu Puehler, coordenador do Instituto Robert Bosch.

“A Bosch foi uma empresa pioneira no Paraná em desenvolvimento e aplicação de projetos que demonstram não apenas a sua preocupação com a responsabilidade social, mas também com sua participação ativa nas mudanças culturais necessárias ao desenvolvimento da cidadania”, reconhece Maria Cristhina gerente Executiva de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep.

Dez anos depois, em 2019, o Sesi no Paraná lançou o Prêmio Sesi Peça por Peça, para ampliar o escopo de escolas reconhecidas por seus projetos com impacto no desenvolvimento dos alunos e da comunidade local.

“Com o Prêmio Sesi Peça por Peça, estimulamos o desenvolvimento de ações que contribuam para diminuir desigualdades e fortalecer a educação inclusiva e de qualidade”, comenta Maria Cristhina.

 

Como funciona

Cada projeto deve contemplar ao menos dois dos oito temas da metodologia Peça por Peça: Educação pela Cultura, Comunicação, Profissionalizante, Geração de Renda, Esporte e Lazer, Saúde e Meio Ambiente, Voluntariado e Parcerias, sendo esse último um tema obrigatório, pois nenhum projeto acontece sem o envolvimento de diversos atores da sociedade.

Todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais do Ensino Fundamental I do estado do Paraná podem concorrer ao Prêmio Sesi Peça por Peça. As 10 melhores iniciativas serão premiadas e a melhor avaliada ganhará o Troféu Sesi Peça por Peça 2021.

As inscrições vão até o dia 30 de abril no site www.portalods.com.br e devem ser feitas por meio das Associações de Pais, Professores e Funcionários (APPF), Associações de Pais e Mestres (APM) ou denominação equivalente. Para mais informações, basta entrar em contato pelo e-mail premiosesi@sistemafiep.org.br.

 

Sobre os ODS        

Erradicar a pobreza, oferecer educação de qualidade para todos, reduzir a desigualdade social e promover a igualdade de gênero. Estes são alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que têm como meta fazer do mundo um lugar melhor para se viver. Esta lista de tarefas objetiva que, até 2030, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema, além de proteger o planeta dos efeitos adversos da mudança climática. Para que estes objetivos sejam cumpridos, empresas, indústrias e organizações devem realizar ações que proporcionem desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR