Institucional > FIEP

Novas parcerias reforçam uso do biogás como energia sustentável

Novos acordos de cooperação técnica firmados entre Fiep, Sebrae, Sima, Simp e o Projeto GEF Biogás Brasil serão lançados durante webinar ao vivo em 18 de maio, às 15h

Planta de biogás: foco na produção de energia a partir de passivos ambientais (Foto: Unido)

Novos convênios de cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos de tratamento de resíduos orgânicos, com foco na produção de biogás, serão lançados durante um webinar na próxima terça-feira (18/05), às 15 horas, pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), o Sindicato das Indústrias da Mandioca do Estado do Paraná (Simp), e o projeto GEF Biogás Brasil, que é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).

O webinar “Biogás: Modelos de Negócio para um Ambiente Sustentável” será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Sistema Fiep (facebook.com/fiepr, youtube.com/CanaldaIndústriaPR e linkedin.com/company/fiep)  e vai contar com pronunciamentos de seis representantes das principais entidades envolvidas com os novos convênios de cooperação, bem como três apresentações técnicas sobre o tema.

Assinam os convênios o representante da UNIDO no Brasil, Alessandro Amadio; o diretor do Departamento de Tecnologias Aplicadas do MCTI, Eduardo Soriano; o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro; o presidente do Sima, Irineu Munhoz; o presidente do Simp, Guido Bankhardt; e o diretor de operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini.

Para a formalização das parcerias, o webinar vai contar com palestras técnicas do coordenador do conselho temático de energia da Fiep, Rui Londero Benetti; do consultor da UNIDO e especialista em resíduos e biogás pelo projeto GEF Biogás Brasil, Luis Felipe Colturato; e do consultor da UNIDO e especialista em cadeia de valor pelo projeto GEF Biogás Brasil, Emilio Beltrami. Eles vão falar sobre o histórico do convênio e a importância da estruturação da cadeia de valor e de modelos de negócios para projetos de biogás.

Sobre o projeto
O projeto GEF Biogás Brasil, liderado pelo MCTI e implementado pela UNIDO, prevê ações locais e nacionais de estímulo à integração do biogás à cadeia produtiva brasileira. O projeto recebe recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility, ou GEF), um mecanismo internacional de cofinanciamento que apoia projetos em países em desenvolvimento.

A parceria entre Fiep, Sebrae, Sima, Simp e Projeto GEF Biogás Brasil reforça o potencial produtivo do Paraná e apoia a criação de modelos de negócios e o desenvolvimento de iniciativas com foco na produção de energia a partir de passivos ambientais.

Os novos convênios também têm por finalidade avaliar as possibilidades técnicas, econômico-financeiras e jurídicas para projetos de valorização do biogás e outros subprodutos, bem como avaliar possíveis fontes de recursos para o financiamento das oportunidades identificadas. O acordo também visa promover o intercâmbio de dados e informações entre as entidades envolvidas e a promoção de ações de desenvolvimento do mercado de biogás e biometano a partir das experiências e resultados da cooperação técnica.

About Author