Presidente do Sistema Fiep visita parque de manutenção do Exército

Carlos Valter aprofundou diálogo com oficiais para identificar oportunidades de negócios para a indústria paranaense

Acompanhado pelo general Penteado e outros oficiais, Carlos Valter conheceu as instalações do Pq R Mnt/5 (Fotos: Gelson Bampi)

O presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, visitou nesta quarta-feira (2) as instalações do Parque Regional de Manutenção/5 (Pq R Mnt/5) do Exército Brasileiro, em Curitiba, responsável por reparos e revitalização de equipamentos como veículos blindados e armamentos. Além de conhecer a estrutura, ele aprofundou o diálogo com comandantes da corporação na região sobre potenciais parcerias entre a entidade e o Exército e sobre possibilidades de fomentar negócios para a indústria paranaense no fornecimento de insumos e produtos demandados pela força terrestre.

Carlos Valter foi recebido pelo general de divisão Carlos Penteado, comandante da 5ª Divisão de Exército, que abrange Paraná e Santa Catarina; pelo general de brigada Ronaldo Morais Brancalione, comandante da 5ª Região Militar; e pelo coronel Marcelo Sérgio Cabral, comandante do Pq R Mnt/5. “É importante conhecermos estruturas como esta para saber de que maneira nossa instituição pode contribuir com seu trabalho, além de identificar oportunidades para a indústria do Paraná, já que existe uma vasta lista de produtos demandados pelo Exército para manutenção de suas atividades”, disse Carlos Valter.

Entre outras iniciativas, o Sistema Fiep, por meio do Senai, é parceiro do Exército no projeto Soldado Cidadão, que proporciona capacitação profissional a jovens que cumprem o serviço militar. Além disso, a Fiep mantém o Conselho da Indústria de Materiais de Defesa e Segurança (Comdefesa), que atua na articulação e apresentação de oportunidades de fornecimento de suprimentos e equipamentos para as Forças Armadas.

Para o general Penteado, essa aproximação é fundamental para o Exército. “Nossa intenção é que a indústria conheça e tenha condições de participar das necessidades das Forças Armadas naquilo que a gente vem executando. Quanto mais a indústria brasileira participar disso, para nós é melhor, de modo que, ao invés de adquirir no exterior ou fazer as coisas fora do país, a gente faça aqui e, de preferência, no Paraná”, disse.

Coletes balísticos também são produzidos no local

Estrutura industrial
Para cumprir sua missão na manutenção de material de emprego militar, o Pq R Mnt/5 mantém instalações muito similares a uma unidade industrial. No local tem sido feita, por exemplo, a revitalização e modernização das viaturas blindadas de transporte de pessoal M113. Os veículos são totalmente desmontados, têm suas peças restauradas ou substituídas e são novamente montados para serem devolvidas às unidades do Exército. Até hoje, 386 viaturas já foram modernizadas.

O parque também é responsável pela manutenção de armamentos como fuzis. Além disso, produz itens utilizados pela tropa, como coletes balísticos e barracas, entre outros. Tudo isso é feito por um contingente de 365 profissionais, incluindo oficiais, praças e servidores civis. Entre eles estão especialistas do Quadro de Material Bélico do Exército e do Quadro de Engenheiros Militares.

Durante a visita, o presidente Carlos Valter colocou à disposição a estrutura e o conhecimento do Sistema Fiep, especialmente por meio dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação, para contribuir com soluções que possam aprimorar ainda mais o trabalho desenvolvido no Pq R Mnt/5. Também acompanharam o encontro o industrial Nelson Hübner, coordenador do Comdefesa; o gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, João Arthur Mohr; o gerente de Consultorias de Inovação e Produtividade do Sistema Fiep, Felipe Couto; e o consultor do Comdefesa, César Scigliano.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR