Coluna > Coluna semanal

Campanha Essencial é Viver monitora necessidades dos municípios para vacinação

Mobilização promovida pelo Sistema Fiep também atua na redução de impactos sociais da pandemia, recebendo doações de alimentos e agasalhos

Os esforços para acelerar a vacinação contra a covid-19 revelaram que muitos municípios paranaenses ainda precisam de insumos para conseguir imunizar a população, que vão desde caixas para coleta de seringas usadas até geladeiras. Para contribuir com esse processo, o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio da campanha Essencial é Viver, faz um acompanhamento constante dessas demandas e busca, junto à comunidade empresarial, viabilizar doações para suprir essas necessidades. A campanha também atua para reduzir os impactos sociais da pandemia, recebendo equipamentos utilizados para aulas on-line, além de alimentos e agasalhos.

Atualmente, 139 municípios do Estado ainda precisam de algum tipo de insumo para executar com mais eficiência a vacinação. Em 17 deles, faltam geladeiras para o correto armazenamento dos imunizantes, e em 46 há necessidade de caixas térmicas para transporte das doses. A campanha também busca doações de outros itens utilizados por profissionais de saúde, como álcool gel, máscaras e jalecos, entre outros.

A pesquisa das necessidades dos municípios foi realizada em parceria com o movimento Unidos Pela Vacina (UPV), que levantou quais cidades tinham algum tipo de demanda. Em seguida, o Sistema Fiep compilou os dados, definindo quanto de cada item ou equipamento era necessário em cada município. “A atualização dessas informações e a destinação dos materiais é feita em total articulação com as autoridades da área de saúde”, explica a gerente executiva de Projetos Institucionais do Sistema Fiep, Maria Cristhina de Souza Rocha.

Impactos sociais
Além de mobilizar a comunidade industrial para doação dos itens necessários na área de saúde, a campanha Essencial é Viver também tem o objetivo de minimizar impactos sociais causados pela pandemia. Para as empresas, estão sendo solicitadas ainda doações de itens que facilitem o acesso de alunos às aulas on-line, como smartphones e chips, tablets, notebooks e computadores. Já pessoas físicas podem doar alimentos não-perecíveis, agasalhos, cobertores e livros.

Todas as unidades do Sistema Fiep no Paraná são pontos de arrecadação da campanha, que vai até o dia 10 de julho. Pessoas jurídicas que desejem fazer doações ou tirar dúvidas devem encaminhar um e-mail para essencialeviver@sistemafiep.org.br. Mais informações sobre a campanha estão disponíveis em sistemafiep.com.br/essencialeviver.

About Author