Sistema Fiep integra plataforma com informações sobre biogás

PiBiogás, que reúne estudos sobre o setor, foi lançada nesta terça (29)

 

Webinar reunindo representantes das entidades participantes marcou o lançamento da plataforma

Foi lançada nesta terça-feira (29) a Plataforma de Informações do Biogás (PiBiogás), que conta com o Sistema Fiep como uma das entidades participantes. Reunindo estudos e diversas informações sobre o setor, a PiBiogás é uma rede de colaboração digital entre instituições que promovem ações ligadas ao desenvolvimento dessa cadeia no Brasil.

A PiBiogás é uma iniciativa do projeto GEF Biogás Brasil, que é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e executado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás). A Plataforma é coordenada pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTI e conta com diversas instituições, programas e ministérios que atuam na dinamização da cadeia de valor do biogás no país.

O objetivo da PiBiogás é facilitar o acesso a ferramentas digitais, sites institucionais e informações relacionadas ao biogás, bem como fomentar novas ações e parcerias no setor. Inicialmente, entre todos os conteúdos disponíveis na plataforma estão dois estudos realizados pelo Observatório Sistema Fiep que abordam a questão do biogás: a Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense – Energia 2031 e a pesquisa Oportunidades da Cadeia Produtiva de Biogás para o Estado do Paraná.

Na plataforma também poderão ser divulgadas iniciativas desenvolvidas pelo Conselho Temático de Energia da Fiep, que discute caminhos para ampliar a utilização do biogás na indústria e na matriz energética do Paraná. O coordenador do Conselho, Rui Londero Benetti, representou a entidade no webinar de lançamento da PiBiogás.

A plataforma está abrigada no site do MCTI e pode ser acessada por este link: gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/pibiogas.

Assista na íntegra ao evento de lançamento:

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR