CIN

CIN faz nova rodada de capacitações em comércio exterior

Participantes vão saber como utilizar benefícios do drawback para reduzir custos das exportações e tornar produtos mais competitivos

A exportação de produtos é uma boa forma de diversificar os negócios e expandir a atuação para novos mercados. Mas, antes de aderir à atividade de comércio internacional, é preciso adquirir conhecimento sobre termos, processos, trâmites burocráticos, nomenclaturas, documentação necessária, autorizações e, principalmente, como tirar o melhor proveito dessas operações para que a decisão de exportar compense com bons resultados para os negócios. As capacitações do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Paraná (CIN/PR) são realizadas uma vez por mês e ajudam muito empresários da indústria a entenderem como funciona o processo e como tirar o melhor proveito das negociações.

A próxima edição acontece dia 11 de agosto, das 14 horas às 18 horas, numa live sobre drawback, como reduzir os custos das exportações. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui. O evento é direcionado a profissionais de comércio exterior, administradores, contadores, industriais e empresários que desejam entrar no segmento de importação e exportação. O objetivo desse módulo é apresentar os tipos e utilizações do drawback para que a empresa possa importar ou comprar localmente matérias-primas sem o impacto dos impostos.

A próxima capacitação será em 11 de agosto, das 14 horas às 18 horas, numa live sobre drawback, como reduzir os custos das exportações.
(Crédito da foto: Adobestock).

O regime aduaneiro especial de drawback consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto que será exportado. O mecanismo funciona como um incentivo às exportações porque reduz os custos de produção de produtos que seguem para o exterior, tornando-os mais competitivos.

Neste módulo, o facilitador será Rafael Zannin, que atua há mais de 15 anos com comércio exterior, vai comandar o treinamento. Formado em Relações Internacionais pela Faculdade Curitiba. Ele é pós-graduado pela UFPR e pela Fundação Getúlio Vargas (ISAE-FGV) e mestre em gestão de risco de processos de importação pelo Instituto LACTEC. Atuou em multinacionais nas áreas automotiva, eletrônica, petrolífera e farmacêutica, diretamente na importação, além de promover melhorias na gestão de custos e de logística.

*** Mais informações aqui ou pelo whatsapp (41) 3271-9109. Ao finalizar a inscrição, o participante recebe o link de acesso ao curso, que será transmitido pelo Microsoft Teams.

 PROGRAMA:

  1. Conceito de Drawback

– Decreto Lei 37/66 – normas Portaria Secex n° 23, de 14/07/2011;

– Vantagens de utilização;

  1. Modalidades de Drawback

– Drawback Integrado Suspensão;

– Drawback Integrado Isenção;

– Drawback Restituição;

  1. Aplicação

– Como e onde se aplica;

  1. Documentação

– Habilitação;

– Comprovações;

– Ato Concessório;

– DI e LI

  1. Operações

– Registro/abertura do Ato Concessório;

– Preparação para baixa;

– Comprovações;

  1. Observações finais

– Drawback sobre embalagens;

– Concessões;

– Extinção;

– Validades;

– CFOP compra local com AC;

– CFOP compra local destinada à Exportação;

  1. Recof e Recof Sped

Legislação e operação

About Author