Sistema Fiep sedia primeiro fórum do Pró-Metrópole

Organização reúne poder público e sociedade civil para discutir o desenvolvimento integrado da Região Metropolitana de Curitiba

Presidente do Sistema Fiep participou da abertura do evento (Foto: Gelson Bampi)

O Campus da Indústria do Sistema Fiep sediou, nesta quarta-feira (21), o I Fórum Pró-Metrópole, realizado pela organização que reúne as prefeituras e entidades da sociedade civil para discutir o desenvolvimento integrado dos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Entre outras autoridades, o evento contou com as presenças do governador em exercício Darci Piana, do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, do vice-prefeito da capital e presidente do Pró-Metrópole, Eduardo Pimentel, e do presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

Durante o fórum, foram lançadas iniciativas para apoiar o setor produtivo da Grande Curitiba, como a oferta de 29 mil consultorias gratuitas do programa Recupere do Sebrae/PR, para apoiar micro e pequenas empresas da Região Metropolitana afetadas pela crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus; e um edital de chamamento para que agricultores familiares da Grande Curitiba possam vender para o programa Câmbio Verde da Prefeitura da capital.

Na abertura do evento, Carlos Valter destacou o papel do Sistema Fiep no apoio ao setor industrial e colocou a entidade à disposição das prefeituras para parcerias especialmente na área de qualificação profissional, por meio do Senai. “Temos números muito bons na indústria, inclusive tendo sido o setor que mais gerou empregos nessa pandemia, mas precisamos de mão de obra qualificada”, afirmou. “Os municípios da Região Metropolitana têm muitas indústrias e uma população expressiva, e o Senai pode ser parceiro das prefeituras na qualificação profissional, que vai dar a dignidade do sustento da família do cidadão”, completou. Ele destacou ainda que a Fiep integra o Pró-Metrópole, sendo representada por dois diretores da diretoria da entidade: José Carlos de Godoi e Cláudio Grochowicz.

Mercado Comum
“Estamos nos reunindo neste fórum para consolidar o nosso Mercado Comum Metropolitano, que já saiu do papel e começa a dar os primeiros frutos”, afirmou Rafael Greca, que também é presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). “Com o Pró-Metrópole, estamos mobilizados para dinamizar a economia e gerar prosperidade a toda Grande Curitiba”, acrescentou.

Já o governador em exercício, Darci Piana, destacou que o Estado apoia o esforço dos municípios da RMC para uma maior integração. “O desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana passa pela união de todos e acho que esta mobilização pode se aprofundar ainda mais entre os integrantes do Pró-Metrópole”, defendeu ele, que também é presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná.

Grupos de trabalho
Grupos de trabalho de eixos estratégicos do Pró-Metrópole também apresentaram no fórum os resultados de ações realizadas. “São iniciativas que mostram o esforço dos municípios e do setor produtivo para que Curitiba seja uma só”, frisou o vice-prefeito Eduardo Pimentel.

O grupo de trabalho Agroalimentar lançou no fórum o aipim de mesa minimamente processado, produzido por agricultores familiares do Vale da Ribeira e já à venda nos Armazéns da Família de Curitiba. “Essa visão de um mercado comum metropolitano deu certo a partir da experiência com Cerro Azul com a produção de cítricos, de mimosa”, salientou Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e coordenador do grupo.

O grupo de trabalho Turismo e Pólos Produtivos e Pequenos Negócios anunciou o lançamento do curso de capacitação “Experiência Rotas do Pinhão”, que irá preparar o setor de turismo da Grande Curitiba para retomada do fluxo de visitantes neste semestre. “As inscrições vão até o começo de agosto e a capacitação empresarial será uma imersão com aulas sobre produtos turísticos e mentorias”, antecipou Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo e coordenadora do grupo.

Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Curitiba

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR