Senai Paraná sedia semifinal da Seletiva WorldSkills International

Competência técnica e capacidade instalada tornam a unidade referência nacional para sediar a competição   Eleito como instituição referência para o segmento técnico na área de Manufatura Integrada, por possuir instalações, máquinas e equipamentos de ponta, além de equipe técnica profissional altamente qualificada para o setor, o Senai Paraná foi escolhido como sede nacional para a semifinal da WorldSkills International (WSI) na ocupação de Manufatura Integrada, […]

A unidade CIC do Senai Paraná já foi sede nacional de várias ocupações da WorldSkills International (crédito da foto: Gelson Bampi)

Competência técnica e capacidade instalada tornam a unidade referência nacional para sediar a competição 

 Eleito como instituição referência para o segmento técnico na área de Manufatura Integrada, por possuir instalações, máquinas e equipamentos de ponta, além de equipe técnica profissional altamente qualificada para o setor, o Senai Paraná foi escolhido como sede nacional para a semifinal da WorldSkills International (WSI) na ocupação de Manufatura Integrada, que acontece de 27/09 a 02/10 em Curitiba. 

A unidade CIC do Senai Paraná já foi sede nacional de várias ocupações desta importante Olimpíada do Conhecimento em anos anteriores e, de todas as 56 ocupações da WorldSkills, essa é a que mais exige máquinas, equipamentos e laboratórios para a competição. “Fomos escolhidos para sediar esta semifinal justamente por atendermos todos os requisitos exigidos para a modalidade como, máquinas para programação de controle numérico por computador (CNC), máquinas convencionais como torno e fresadora, laboratório de solda, dobradeira, guilhotina, impressora 3D, entre outras”, explica Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills e que irá atuar como júri presidente nesta competição. 

O evento contará com um total de aproximadamente 25 pessoas envolvidas entre competidores, avaliadores e equipe técnica, com delegações dos estados do Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo. As avaliações seguem as regras do regulamento da competição e do descritivo técnico, com critérios previamente definidos e acordados em fórum de discussão que é esmiuçado dias e meses antes das competições. 

Para a semifinal em Manufatura Integrada, as equipes, compostas por três competidores cada, irão desenvolver um protótipo de um projeto, previamente determinado, comandado por controle remoto para executar desafios de carga em pista com obstáculos e rampas. O projeto vencedor será levado ao mundial de 2022, na China. 

Baseada em sistemas de robôs, uso de esteiras transportadoras automáticas e controles numéricos por máquinas, a Manufatura Integrada é a união de várias tecnologias que tem por objetivo automatizar e facilitar a administração dos setores produtivos com total eficiência, pensando no melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados, baixo custo de fabricação e em menor tempo de execução das atividades, evidenciando a realidade da indústria. 

O responsável pela gestão da competição será o técnico de ensino do Senai Paraná, Laércio Bergamin, eleito Avaliador Líder da ocupação pelo Departamento Nacional do Senai Nacional, em Brasília. “Avaliadores Líderes desempenham papel de gestores no planejamento, liderança, organização e gerenciamento do trabalho dos Avaliadores na preparação, realização da competição e avaliação, assegurando o cumprimento de todas as regras pertinentes, procedimentos e critérios de avaliação”, explica Bergamin. 

A semifinal da Seletiva WorldSkills International para Manufatura Integrada vai selecionar as duas melhores equipes profissionais que irão disputar, em março de 2022, também no Senai CIC, em Curitiba, a vaga para representar o Brasil nesta ocupação durante a WorldSkills International (WSI), prevista para acontecer em outubro de 2022 em Shangai, na China. 

Além de Bergamin e Pires, fazem parte do júri outros três avaliadores dos estados participantes da competição e um representante do Senai Nacional que fará a coordenação geral das avaliações e validará o resultado para a escolha das duas equipes finalistas para 2022. 

Senai Paraná tem 25 medalhistas de Ouro na disputa para o mundial de 2022 

Da esquerda para a direita, Endyeumara dos Anjos Raimundo e Felipe dos Santos Ferreira, dupla com Ouro em Robótica Móvel, Anne Louise Paiva Calamucci, Ouro em Arte Digital 3D para games, e João Alexandre Caroleski Fogaça, Ouro em Modelagem de Protótipos, estão entre os 25 paranaenses na disputa para representar o Brasil na WorldSkills International (WSI), em 2022, na cidade de Shangai, na China. (crédito da foto: Gelson Bampi)

Referência no segmento de formação técnica para as indústrias instaladas no estado, o Senai Paraná tem 25 medalhistas de Ouro integrantes do seleto grupo de brasileiros listados entre os melhores profissionais técnicos do Brasil em áreas como Mecatrônica, Arte Digital 3D para Game, Robótica Móvel, Computação em Nuvem, Gestão de Sistemas de Redes TI, TI Solução de Software, Eletrônica, Web Designer, Aplicativos para Celular, Tecnologia da Moda, Tecnologia em Laboratório Químico, Tecnologia da Água, Cyber Security, entre outras. 

Durante a WorldSkills os competidores realizam atividades do dia a dia das profissões dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade da indústria. Para isso, os estudantes precisam aliar dedicação, prática e determinação para vencerem e passarem pelas etapas estaduais e nacionais de educação profissional de seus países e competirem na fase mundial. 

A WorldSkills International (WSI) é a maior competição de educação profissional do mundo, também conhecida como Olimpíadas do Conhecimento, reunindo os melhores alunos profissionais técnicos de mais de 60 países. Com desafios em 52 modalidades diferentes, o evento, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes de ensino técnico, aprimorando habilidades e competência, além de auxiliar na conquista das melhores colocações no mercado da indústria brasileira e internacional. Em 2022, a WorldSkills International (WSI) vai acontecer na cidade de Shangai, na China. Todas as informações sobre a participação do Senai Paraná na WorldSkills International estão disponíveis em: www.senaipr.org.br/worldskill. 

Amistoso WorldSkills com Emirados Árabes Unidos na ocupação de Eletrônica

Preparando o esquenta para a Seletiva Nacional da WorldSkills International (WSI) de 2022 , na mesma semana em que o Senai CIC sedia a semifinal da Seletiva WorldSkills International para a ocupação de Manufatura Integrada, acontece também o Amistoso de WorldSkills com os Emirados Árabes Unidos para a ocupação de Eletrônica. 

crédito da foto: Gelson Bampi

O nosso medalhista de Ouro na seletiva estadual, Daniel Nogueira Lundgren, compete de maneira remota com Khadeeja Al Jaberi, da ACTVET de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Al Jaberi é treinada por Jeferson Guilherme Ferreira, medalhista de Prata pelo Senai Paraná na seletiva nacional de WSI de 2012, para a ocupação de eletrônica. 

O simulado amistoso é realizado nos moldes da competição mundial, sempre das 10h às 14h, respeitando o fuso horário entre os países, com câmeras instaladas na sala de provas, transmitindo ao vivo imagens para a comissão técnica e avaliadores, por meio do aplicativo Teams. 

“Certamente este simulado amistoso irá contribuir grandemente para a minha preparação para a seletiva nacional. Vou testar meus conhecimentos e habilidades com um competidor que já está em preparação para a fase mundial da WorldSkills e espero poder atingir um bom resultado e cumprir a meta estipulada, dando um passo à frente rumo a seletiva nacional em dezembro”, comenta Daniel já é considerado o melhor profissional de nível técnico no Paraná para a área de Eletrônica. No final do ano, de 06 a 11 de dezembro, ele irá participar, na cidade de Várzea Grande (MT), da seletiva final da WSI que irá definir o melhor profissional de nível técnico em eletrônica para representar o Brasil em 2022 na cidade de Shangai, na China. 

Neste simulado, os competidores realizarão um projeto teste que possui competências técnicas e socioemocionais a nível mundial e simula situações reais de trabalho, desenvolvendo as principais características do perfil do profissional do futuro tão valorizadas no mercado de trabalho atualmente. 

Para Edson Vander, treinador da ocupação, esse tipo de intercâmbio colabora para agregar conhecimento na área do ensino técnico, possibilitando entregar profissionais de alto nível para as indústrias no Paraná e no País. “A troca de expertises entre os competidores e avaliadores, a partir deste tipo de intercâmbio internacional, contribui para o desenvolvimento das profissões técnicas, além de agregar conhecimentos que são trazidos e implantados no ensino e, consequentemente, na indústria brasileira, visando alavancar a produtividade nacional”, explica. 

Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills, explica que a avaliação dos indicadores de qualidade em relação ao ensino técnico no Paraná e no Brasil também é medida neste tipo de competição. “O intercâmbio técnico e pedagógico com outros países nos ajuda a traçar indicadores da qualidade relacionados ao nosso ensino profissional, além de medir como estamos em comparação com outros participantes da WorldSkills. Além disso, com essa ação, estimulamos que os nossos estudantes busquem a excelência na sua formação técnica profissional”. 

Responsável por desenvolver projetos eletrônicos com microcontroladores e microprocessadores, o Técnico em Eletrônica executa e supervisiona a instalação e a manutenção de equipamentos, sistemas eletrônicos, inclusive de transmissão e recepção de sinais, também podendo atuar em indústrias de materiais elétricos e eletrônicos, em segmentos da indústria automotiva e em indústrias de transformação, além de empresas de consultoria e assessoramento técnico e comércio especializado. 

 Matrículas Abertas para Cursos Técnicos no Senai Paraná: 

Todas as informações estão disponíveis no site: www.senaidofuturo.com.br (crédito da foto: Gelson Bampi)

Tendo como missão educacional formar os melhores profissionais que a indústria pode ter, o Senai Paraná está com matrículas abertas para 6 mil vagas em cursos técnicos presenciais ou semipresenciais nas suas 32 unidades distribuídas pelo Paraná. São cursos em áreas como Biotecnologia, Cibersistemas para Automação, Desenvolvimento de Sistemas (Bilíngue) – Tech It, Desenvolvimento de Sistemas 4.0, Internet das Coisas – IoT, Programação de Jogos Digitais, Sistemas de Energia Renovável, entre outros. Não há limite de idade e o pré-requisito é que o estudante esteja cursando ou já tenha terminado o Ensino Médio. Todas as opções ofertadas podem ser encontradas no site www.senaidofuturo.com.br/. Para dúvidas e matrículas, os interessados também podem entrar em contato com o Alô Indústria 0800 648 0088, disponível para esclarecer dúvidas tanto das indústrias quanto das pessoas interessadas. 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR