Projeto para ensino de Libras conquista 1º lugar geral na FIciências
Jogo digital “Speak Race” pretende gamificar o ensino de Libras para crianças ouvintes A pauta da acessibilidade e da inclusão foi destaque em uma das principais feiras brasileiras que difunde o ensino e a pesquisa nas áreas de ciência e engenharia. A FIciencias – Feira de Inovação das Ciências e Engenharias que, este ano, em virtude da pandemia, aconteceu de maneira remota durante o […]
Jogo digital “Speak Race” pretende gamificar o ensino de Libras para crianças ouvintes
A pauta da acessibilidade e da inclusão foi destaque em uma das principais feiras brasileiras que difunde o ensino e a pesquisa nas áreas de ciência e engenharia. A FIciencias – Feira de Inovação das Ciências e Engenharias que, este ano, em virtude da pandemia, aconteceu de maneira remota durante o mês de novembro, premiou com o primeiro lugar geral o projeto de jogo digital “Speak Race” que pretende gamificar o ensino de Libras para crianças ouvintes.
“O prêmio é resultado de dois anos de trabalho intenso no desenvolvimento de um jogo, via aplicativo, que ensina libras para alunos ouvintes, levando em conta a responsabilidade social e inclusão de alunos deficientes auditivos nas escolas”, conta a professora orientadora Flávia Maria Gonzaga Alves Ferreira, que acompanha o projeto desde o começo.
Além de bolsa CNpq para a continuidade do projeto, as alunas Giovana Pereira de Assis e Eduarda Lopes Kurzawa, do Colégio Sesi Internacional, em Curitiba, ganharam troféu, medalha e credencial para a FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.
“No ano passado, o nosso projeto de jogo digital “Speak Race” conquistou primeiro lugar na categoria engenharia e terceiro lugar em criatividade e inovação, levando um troféu e duas medalhas. Esse ano, produzimos e programamos o jogo de fato, tornando possível a realização dos testes que executamos com o ensino fundamental”, comenta Giovana, que explica em relação aos próximos passos. “Vamos produzir novas fases do jogo e aprimorar os gráficos e didáticas, para que próximo ano possamos disponibilizar um bom produto para ser inserido dentro das escolas”.
A troca de experiências e conhecimento, além de incentivo à continuidade do projeto, também são destacados pela dupla vencedora. “Participar de uma feira muda a visão de mundo, apresenta novas ideias e perspectivas ainda não imaginadas. É uma troca de experiências e conhecimento gigantesca entre os participantes, além da oportunidade de ter o projeto avaliado por uma banca de respeito, que apresenta novos objetivos e caminhos para seguir”, diz Eduarda, que também reforça a importância da premiação. “Conquistar o primeiro lugar em uma feira como essa é ver o sonho tornando-se realidade. Cumprimos com um dos nossos propósitos de levar a pauta da acessibilidade e da inclusão para um público grande, que não só compreendeu a proposta, como também deu meios para que continuássemos com o projeto”.
“Ganhar a FIciencias é saber que todo esforço valeu a pena e que temos um longo caminho para seguir. Entre tantas narrativas e projetos incríveis, a nossa ideia tem potencial e deve continuar. Esse reconhecimento é só o começo”, finaliza Giovana.
Além da dupla Eduarda Lopes Kurzawa e Giovana Pereira de Assis, o projeto de jogo digital “Speak Race” conta com o apoio das alunas Eduarda Portes e Giulia Garcia do After School “The Scientist”, do Colégio Sesi Internacional, além de mentoria e orientação da professora Flávia Ferreira.
Sobre a FIciências:
A Feira de Inovação das Ciências e Engenharias – FIciencias – é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuirem com a evolução no mundo das ciências. Visa, ainda, promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento e premiar os melhores trabalhos de pesquisa. Também é um local de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores de Ensino Fundamental, Médio e Universitário.