Coluna > Coluna semanal

Logística reversa em pauta na indústria do Paraná

Lançamento de Rota Estratégica do setor de papel e celulose e realização de seminário colocam o tema em destaque

Lançada em evento no Campus da Indústria, Rota Estratégica apresenta ações para impulsionar logística reversa no setor do papel (Foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep)

A indústria paranaense busca, constantemente, caminhos para tornar suas atividades mais sustentáveis. Nesse contexto, a correta destinação de resíduos ou seu reaproveitamento em outras etapas da cadeia produtiva ganham relevância. Com o objetivo de traçar um plano para implantar essas soluções no setor, o Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná (Sinpacel), com apoio técnico do Observatório Sistema Fiep, lançou a “Rota Estratégica do Papel: da Logística Reversa à Economia Circular”.

O estudo elenca 214 ações para que o segmento avance nessas áreas. Para sua elaboração, o Observatório utilizou a metodologia de prospectiva estratégica, engajando diferentes participantes da cadeia produtiva, especialistas e agentes públicos. As ações estão divididas em seis frentes: articulação; educação e treinamento; gestão e mercado; infraestrutura e logística; pesquisa, desenvolvimento, inovação e tecnologia; e política pública. Junto com a Rota, foi lançado um estudo de tendências sobre logística reversa e economia circular.

O presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, afirma que o sucesso do trabalho depende não só da ação de entidades e poder público, mas principalmente do envolvimento das empresas. “É importante que este material chegue a todas as indústrias do setor. Muitas ações dependem do governo, mas as empresas também precisam fazer a sua parte”, diz.

Assista ao evento de lançamento da Rota Estratégica:

Seminário de Logística Reversa
Nesta terça-feira (7), a Rota Estratégica do Papel será apresentada durante o 4º Seminário Paranaense de Logística Reversa. O evento, promovido pela Fiep, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Instituto Água e Terra (IAT) e Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), vai debater as mudanças trazidas para as indústrias com a Lei Estadual 20.607, que estabelece novas diretrizes para a gestão de resíduos sólidos no Paraná.

Serão dois painéis com especialistas, um abordando a nova legislação, outro apresentando experiências de entidades gestoras de logística reversa. O seminário acontece das 14h às 18 horas, em formato híbrido. As palestras podem ser acompanhadas presencialmente no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba, com vagas limitadas, ou por transmissão online. Inscrições podem ser feitas neste link.

About Author