Institucional > FIEP

Lei Geral de Proteção de Dados é tema de live

Iniciativa acontece no dia 17 e faz parte da Campanha de Contribuição Sindical

Embora vigente desde agosto de 2020, a Lei nº 13.709, que é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ainda gera uma série de dúvidas nas empresas. Para esclarecer os questionamentos de profissionais de Recursos Humanos e de Contabilidade, o Sistema Fiep, em parceria com as Federações das Indústrias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, promove uma live em 17 de dezembro, às 9 horas. O evento faz parte da campanha de contribuição sindical, lançada em 22 de novembro em uma live com Vicente Sevilha, CEO da Sevilha Contabilidade, sobre mudanças nas regras de tributação.

A palestra on-line sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o papel do RH e dos contabilistas em relação a ela será conduzida por Rodrigo Meister de Almeida. Ele é mestre em Governança e Sustentabilidade, advogado, engenheiro florestal e de Segurança do Trabalho, além de especialista em prevenção de passivos trabalhistas e previdenciários, e perito do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. A abertura será feita por Ricardo Kerkhoff, vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

A LGPD foi aprovada em 2018 e está vigente desde agosto de 2020. Com ela, todas as empresas, independentemente do tipo de operação e porte, devem explicitar os dados pessoais coletados – quais são, por quais motivos os coletaram e com qual finalidade –, bem como contar com um Data Protection Officer (DPO), ou encarregado de dados, responsável por administrar todo o fluxo de informações, da coleta ao tratamento.

A lei prevê, portanto, uma série de ações para uma boa gestão das empresas em relação ao uso de dados de pessoas físicas, e exige atenção de profissionais de diversas áreas, entre elas, Recursos Humanos e Contabilidade, buscando prevenir passivos trabalhistas. Na live, os participantes entenderão como é possível se adequar à LGPD, bem como os passos que devem ser tomados para que isso aconteça.

Para participar, é necessário se inscrever previamente por este link.

Serviço
Live Proteção de dados nas indústrias: a LGPD e o papel do RH e dos contabilistas
Palestrante: Rodrigo Meister de Almeida
Data: 17 de dezembro
Horário: 9h
Inscrições:  https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=WhnwZB22xEavd0I-ogJmkmqv0XDHvh9EpvgQ4mFPGqNUMUZDTjlaMjU3SUkxUzFTUkY1Vk9aOVE5OC4u&web=1&wdLOR=cCE168560-6E57-49C7-93EA-0C944702CE7B

About Author