Sesi, Senai, IEL e Fiep fazem balanço da atuação durante a pandemia

A indústria do Paraná acumula mais de 48 mil novos postos de trabalho abertos entre janeiro e outubro de 2020. O número é 177% maior do que o registrado no mesmo intervalo de 2020, quando foram criados 17.380 empregos formais com carteira assinada – o que não causa espanto, já que a retomada do setor […]

A indústria do Paraná acumula mais de 48 mil novos postos de trabalho abertos entre janeiro e outubro de 2020. O número é 177% maior do que o registrado no mesmo intervalo de 2020, quando foram criados 17.380 empregos formais com carteira assinada – o que não causa espanto, já que a retomada do setor aconteceu a partir do terceiro trimestre no ano passado.

 

O número é positivo, apesar de os dois últimos anos terem sido atípicos em diferentes níveis. As mudanças repentinas impostas pela pandemia exigiram adaptações em todo o setor produtivo e para o Sistema Fiep e suas casas, Fiep, Sesi, Senai e IEL, não foi diferente. A instituição respondeu rapidamente às novas e urgentes demandas das indústrias, adaptando tanto o planejamento quanto as ações em curto, médio e longo prazos, para que as indústrias pudessem continuar ou retomar as suas atividades com segurança e contratando.

 

O Sesi no Paraná trabalhou para cuidar de quem não podia parar de produzir: foram cartilhas com instruções para a volta ao trabalho de forma segura, a criação do Canal de Apoio à Saúde Mental, mais de 250 mil testes de covid aplicados e quase 340 mil trabalhadores vacinados contra a gripe. Além disso, o Sesi executou mais de 12 mil programas em Segurança e Saúde do Trabalho, fez mais de 20 mil exames de prevenção do câncer e mais de um milhão de exames ocupacionais.

Já o Senai, na área de Tecnologia e Inovação, não mediu esforçou para ajudar a indústria a encontrar novos meios de produzir. Inclusive, ofertou mentoria gratuita para produção de equipamentos de segurança. Mais de 400 empresas também receberam a mentoria de manufatura enxuta por meio do Programa Brasil Mais – o Paraná foi o estado que mais atendeu – gerando, em média, aumento de 45% de produtividade para as participantes. Além disso, inaugurou o Habitat Senai, um espaço que promove a transformação digital e empreendedorismo de alto impacto para aumentar a competitividade do setor.

Quando o assunto é Educação, o Senai levou as unidades móveis, com seus cursos profissionalizantes, a mais de 150 municípios, e agregou novas tecnologias educacionais às ofertas. A educação superior do Senai e do IEL ganhou novos cursos, e mais de 260 projetos de alunos, incluindo aí os do Colégio Sesi da Indústria,  foram aplicados em soluções industriais. O Sesi manteve o programa ViraVida em atividade, além de ter lançado o Programa de Inclusão de Jovens Negras e Negros no Mundo do Trabalho – ambos voltados para jovens em situação de vulnerabilidade social.

A Fiep, por sua vez, comprou 24 toneladas de tecido não tecido (TNT) para que as indústrias de confecções não parassem de produzir, o que resultou em 8 milhões de máscaras cirúrgicas. Lançou também o Lookmoda, um portal que conecta o setor do vestuário ao mundo todo por meio do e-commerce, além de ter emitido mais de 94 mil certificados de origem, realizado eventos e capacitações e participado efetivamente do Movimento Brasil Competitivo , para aumentar a competitividade das indústrias, e da construção do novo modelo de pedágio.

Ainda criou o Alô Indústria, um canal exclusivo para atender o setor, lançou relatório de tendências, rotas estratégicas para os próximos 10 anos, guias de segurança cibernética e LGPD. Além disso, manteve suas ações em prol dos ODS, doou mais de R$ 1 milhão em equipamentos para o combate ao coronavírus e mais de 12 toneladas de alimentos arrecadados para os mais necessitados.

Assim como a indústria, Sesi, Senai, IEL e Fiep não pararam. Continuaram ofertando, por meio de seus sindicatos associados e seus mais de três mil colaboradores, soluções para todo o setor. Pela indústria, em todo o Paraná.

 

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR