Senai Paraná está com matrículas abertas para Cursos Técnicos

Profissionais habilitados para trabalhar na indústria 4.0, como setores de TI e Automação, são os mais procurados

As 35 unidades do Senai Paraná estrategicamente localizadas nas regiões dos Campos Gerais, Leste, Noroeste, Norte, Oeste e Centro Sul do estado estão com inscrições abertas para Cursos Técnicos nas modalidades presencial e semipresencial. As aulas iniciam no dia 14 de fevereiro e as inscrições podem ser realizadas até esta data na secretaria das unidades. 

Ao todo, estão sendo ofertados 26 Cursos Técnicos que podem ser concluídos em até dois anos, habilitando jovens profissionais para trabalhar em setores como Tecnologia de Manufatura e Engenharia; Tecnologia da Informação e Comunicação; e Artes Criativas e Moda. 

Por meio de aulas práticas em laboratório, os alunos simulam atividades práticas relacionadas ao dia a dia das profissões (foto: Gelson Bampi)

Além de aulas teóricas, os alunos participam de aulas práticas em Laboratórios que simulam o dia a dia das indústrias, com foco também para a formação de profissionais para a Indústria 4.0, altamente tecnológica de robotizada. 

Mercado busca por profissionais técnicos na área de TI 

Segundo dados da Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o Brasil forma, em média, 53 mil pessoas por ano com perfil tecnológico e, até 2025 o setor vai demandar 797 mil novos talentos. Para atender a rápida necessidade do Setor em relação a profissionais habilitados para trabalhar na área, o Senai Paraná oferta os Cursos Técnicos em Redes de Computadores, Informática e Desenvolvimento de Sistemas, também com habilitação bilíngue. 

“O setor de TIC é o que mais tem crescido nos últimos anos e a tendência é evoluir cada vez mais. São muitas tecnologias novas todos os dias, e consequentemente, nós, profissionais, precisamos evoluir junto com o mercado”, diz Thiago Rocha de Araújo, Engenheiro DevOps/Analista de Sistemas na fintech americana WEX, formado em Técnico em Informática pelo Senai Paraná e campeão paranaense da WorldSkills, maior competição profissional de nível técnico do mundo, na modalidade Computação em Nuvem. 

Profissionais com Ensino Técnico têm alta empregabilidade 

O ensino técnico é uma alternativa certeira de qualificação para quem procura trabalho, com resultados ágeis e alta taxa de empregabilidade. Uma pesquisa encomendada em 2019 pelo Sistema Fiep à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e executada pela Paraná Pesquisas, demonstrou que os egressos do Senai no Paraná têm alta empregabilidade. O levantamento mostra, por exemplo, que 62% dos egressos que responderam à pesquisa demoraram menos de seis meses para conseguir um emprego, após a conclusão do curso.   

“O reaquecimento da economia faz crescer a demanda do mercado por profissionais capacitados. Com um portfólio estratégico de cursos técnicos, o Senai oferece ensino de qualidade alinhado com as necessidades das indústrias e da sociedade, promovendo a rápida inserção ou recolocação no mercado de trabalho”, destaca Jorge Luiz Jacon, gerente de Educação Profissional e Negócios do Sistema Fiep. 

Todas as opções de Cursos Técnicos do Senai Paraná podem ser encontradas no site: senaidofuturo.com.br/. Para dúvidas e matrículas, os interessados também podem entrar em contato com a secretaria da unidade Senai mais próxima ou por meio do Alô Indústria 0800 648 0088, disponível para esclarecer dúvidas tanto das indústrias quanto das pessoas interessadas. 

About Author