De acordo com a UNESCO, cerca de 30% dos cientistas do mundo são mulheres. Além disso, do total de estudantes matriculados em cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática, elas somam apenas 35%. Sendo que a igualdade de gênero é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a área STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math) está no centro da Agenda 2030 para a promoção do desenvolvimento sustentável, desde 2015 a Organização das Nações Unidas estabeleceu 11 de fevereiro como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência.
O propósito é promover as mulheres que mudaram a história por meio da ciência e da tecnologia, bem como incentivar meninas a se aproximarem da área, ainda predominantemente masculina. “A promoção da educação para a Ciência é uma das diretrizes de atuação tanto do Sistema Fiep como do CIFAL Curitiba, tendo em vista a compreensão da sua imprescindibilidade para a promoção do desenvolvimento nacional e estadual, pautado na inovação e na sustentabilidade”, afirma Priscila da Paz Vieira, coordenadora de ações estratégicas do Sistema Fiep.
No próximo 11 de fevereiro o Colégio Sesi da Indústria, em parceria com o CIFAL Curitiba, lança o concurso anual Meninas e Mulheres na Ciência em live no Canal da Indústria, com a participação das influenciadoras digitais e empreendedoras Aline Montenegro e Miriam Koga. Elas farão uma reflexão sobre a mulher nas áreas STEAM, o papel do cidadão para transformar o mundo em um lugar melhor por meio da ciência e da tecnologia, bem como da inovação na indústria, sempre sob a perspectiva do mercado de trabalho, estágios e escola técnica.
As inscrições para a 4ª edição do concurso vão até 21 de fevereiro por estudantes do Colégio Sesi da Indústria, que podem inscrever charges que abordam o tema Mulheres na Ciência. O link para a inscrição será divulgado na live, aberta ao público.
O resultado do concurso sairá em 31 de março e a melhor charge será divulgada nas redes sociais e fará parte de uma exposição itinerante nos Colégios Sesi da Indústria.
Para se inscrever na live acesse aqui.
Sobre as participantes da live:
Aline Montenegro é aluna de graduação em Geofisica no IAG/USP, realiza pesquisa em Sismologia também no IAG e no Observatório Sismológico da UnB. É cofundadora e Diretora Geral do ElaSTEMpoder, organização social que visa incentivar a participação de meninas e mulheres em STEAM. Foi medalhista em olimpíadas científicas no ensino médio e uma das primeiras brasileiras a participar do International Astronomical Youth Camp (IAYC), em 2018. É alumni da Academia de Liderança da América Latina (LALA) e, em 2021, foi selecionada como Fellow Voices That Inspire, do Vital Voices Global Partnership, para integrar uma rede de mulheres da América Latina comprometidas com a igualdade de gênero em suas comunidades.
Miriam Koga tem 46 medalhas em olimpíadas científicas, sendo uma delas de ouro na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2017, no Chile. Em 2018 foi a palestrante mais jovem no III Congresso Nacional de Liderança Feminina. Estudou Engenharia de Materiais no Georgia Institute of Technology, nos Estados Unidos, e largou a faculdade após o segundo ano para focar no trabalho na startup TRACTIAN, onde virou sócia e Head de Finanças. Em 2021 vendeu sua participação na Tractian e fundou a DUPLA (duplatech.com), startup que conecta mulheres na área de tecnologia a oportunidades de emprego.
Serviço:
Live Meninas e Mulheres na Ciência
Dia 11 de fevereiro de 2022, às 10h15, no Canal da Indústria no YouTube