Coluna > Coluna semanal

Abril Verde reforça importância da prevenção de acidentes de trabalho

Sesi Paraná oferece serviços para que indústrias tenham gestão eficiente nessa área

Sesi Paraná oferece consultorias para que indústrias se adaptem às novas NRs (Foto: AdobeStock)

Por agregar duas datas que trazem visibilidade à saúde e à segurança do trabalhador – o Dia Mundial da Saúde (7) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (18) – este mês é conhecido como Abril Verde. A iniciativa tem o objetivo de reforçar a importância da prevenção dos acidentes de trabalho, área em que o Sesi Paraná atua há 75 anos no apoio às indústrias. E uma das ações que tem sido priorizadas é a adequação das empresas às novas Normas Regulamentadoras (NRs).  

“O mês traz a conscientização e busca promover o quanto as ações preventivas podem reduzir e até eliminar os acidentes e afastamentos no trabalho”, afirma Robson Gravena, gerente executivo de Segurança e Saúde do Sistema Fiep, entidade à qual o Sesi está ligado no estado. “Neste ano, com a vigência das novas NRs, ganha ainda mais força, já que muitas das mudanças são para uma análise de dados mais transparente e assertiva, visando a execução de ações preventivas”, completa. 

Novidades
As NRs foram criadas como dispositivos legais sobre a segurança e saúde do trabalho, que devem ser seguidos por empresas públicas e privadas. Desde 2019, elas começaram a ser revisadas e, em 3 de janeiro deste ano, as novas versões entraram em vigor. Simplificação e desburocratização foram os focos, assim como a reestruturação das comissões e grupos tripartites, que discutem as atualizações.  

Com a NR-01, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) da NR-09 deixou de valer e está associado a parte de higiene ocupacional (avaliações quantitativas), e o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) passa a contemplar os cinco riscos ocupacionais: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. “Com isso, o PGR traz um novo modelo de gestão de riscos, uma mudança cultural que mudará o modo de pensar, planejar e agir das empresas”, afirma Gravena. 

Para atender a essas novas demandas, o Sesi Paraná oferta a criação do PGR para as indústrias. Esse trabalho inclui a criação de um Plano de Ação, além do Inventário de Riscos, ferramentas que auxiliam na estratégia de gestão dos riscos ocupacionais, sugerindo adequações com medidas preventivas e dando suporte à tomada de decisão da empresa. 

Mais informações sobre esta e outras soluções podem ser obtidas na unidade do Sesi mais próxima ou pelo 0800 648 0088. 

About Author