Senai Paraná lança a Chamada Paranaense de Inteligência Artificial

Serão disponibilizados R$3 milhões para o desenvolvimento de projetos de inovação.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o Senai Nacional, lançaram a chamada Paranaense de Inteligência Artificial nesta terça-feira (19). Ao todo, R$3 milhões serão destinados ao financiamento de projetos de inovação para o desenvolvimento de produtos e processos inteligentes. Isso acontecerá por meio da formação de competências e aplicação de técnicas de inteligência artificial.

Presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter, durante o lançamento da chamada de IA em Londrina. Foto: Gelson Bampi.

“Nós precisamos de avanço tecnológico na indústria e a inteligência artificial é uma dessas possibilidades. Com esse aporte as empresas podem usufruir de projetos com um objetivo ainda maior, que é desenvolver mão de obra qualificada nessa área. As indústrias paranaenses podem participar e nós já temos uma procura muito grande. É uma tecnologia inovadora e isso nos deixa muito satisfeitos com o aporte financeiro que estamos fazendo”, disse o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

Além dos projetos, profissionais graduados também serão capacitados para o uso da tecnologia de inteligência artificial e aplicação de técnicas de machine learning, com foco na resolução de problemas industriais. Por meio da chamada, empresas de diferentes setores industriais poderão ter acesso a aplicações práticas de tecnologias em inteligência artificial para toda cadeia de valor da empresa. A ideia é que o projeto traga novas soluções e tecnologias para as indústrias.

Leia mais: Paraná fecha primeiro semestre com alta de 15% nas exportações

“As técnicas de inteligência artificial têm um enorme potencial para melhorar produtos, processos e impulsionar a produtividade de negócios. Dentre os principais benefícios da inteligência artificial para as indústrias, podemos destacar a agilidade nos processos, segurança no ambiente de trabalho, redução de custos, aumento da qualidade e produtividade, aperfeiçoamento de produtos e serviços e ganhos de eficiência”, explica Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social do Sistema Fiep.

Hub de Inteligência Artificial do Senai Paraná

O propósito do Hub de Inteligência Artificial é promover a adoção desta tecnologia por empresas do Paraná. A instituição oferece ao mercado diferentes programas que apoiam o desenvolvimento de soluções inovadoras aplicadas à indústria, utilizando tecnologias de inteligência artificial em seus diferentes níveis.

De acordo com Lopes, “o Hub de Inteligência Artificial tem se consolidado com um papel estratégico tanto na difusão destas tecnologias quanto na formação de profissionais para resolver problemas da indústria. Pensando nisso, o Senai lança o importante fomento que é a Chamada Paranaense de inteligência Artificial”, detalha o gerente.

O objetivo é otimizar processos produtivos do “chão de fábrica” até ferramentas de inteligência de mercado – business inteligence e big data – para aumento da produtividade e competitividade. Além disso, promove a capacitação de mão de obra em diferentes níveis no tema inteligência artificial.

Como participar

O Senai Paraná está aberto à participação de empresas do setor industrial de todos os tamanhos. Para participar, é necessário enviar a ideia pelo site, normas e cronogramas específicos do edital.  As empresas e profissionais residentes podem se inscrever pelo site do Senai Paraná.

Confira as fotos do evento aqui.

About Author