Senai em Rio Negro tem inscrições abertas para Curso Técnico em Mecânica

Mapa do Trabalho Industrial aponta demanda de 124,9 mil profissionais de nível técnico até 2025

Aluno e professor de Curso Técnico em Mecânica o SenaiO Senai em Rio Negro está com as inscrições abertas para o Curso Técnico em Mecânica até o dia 11 de agosto, com duração de 2 anos e mensalidade de R$ 268. As aulas iniciam em 15 de agosto, na modalidade semipresencial, com encontros às quartas-feiras, das 18h30 às 22h30.

A área da Mecânica é estratégica para a indústria. Dela dependem praticamente todas as outras áreas do setor produtivo. É por isso que não faltam oportunidades de emprego e bons salários.

A demanda dessa área está ligada à estimativa do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025. Esse estudo, realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país, aponta que, até 2025, o Paraná precisará qualificar 833,5 mil pessoas em ocupações industriais. Apenas de nível técnico, a expectativa é que as indústrias precisem de 124,9 mil profissionais.

O técnico em Mecânica atua no desenvolvimento de novas tecnologias, seja na fabricação de máquinas ou na criação de novos produtos, elaborando projetos de ferramentas, controle de qualidade, controle de processos e manutenção relacionados às máquinas e aos equipamentos mecânicos, atendendo às normas e aos padrões técnicos de qualidade.

Da produção ao planejamento de processos nas indústrias, é possível trabalhar em fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, indústria aeroespacial, automobilística, metalmecânica em geral, de alimentos e bebidas, termoelétricas e siderúrgicas.

Segundo o site vagas.com.br, o salário médio para o cargo está na faixa dos R$ 3.100.

A formação técnica facilita a entrada no mercado de trabalho. Jonas Schelbauer, egresso do Curso Técnico em Mecânica do Senai, em Rio Negro, conseguiu um emprego na área quatro meses após começar o curso. “Um dos requisitos da vaga era o curso técnico. Entrei como aprendiz de mecânica em uma empresa e, meses depois, ainda consegui emprego em outra empresa. Hoje atuo no planejamento e programação de manutenção”, conta.

Segundo ele, a metodologia do Curso Técnico do Senai, que concilia teoria e prática, é essencial para aprender a profissão. “Os professores são muito bons, então a gente vai para o mercado de trabalho sabendo como atuar.”

Entre o conteúdo programático do Curso Técnico em Mecânica, no Senai em Rio Negro, estão a Automação de Processos Industriais, Desenvolvimento de Projetos Mecânicos, Fundamentos de Mecânica, Fundamentos de Usinagem, Manutenção de Máquinas e Equipamentos Mecânicos, Processos de Fabricação CNC e Processos de Fabricação Convencional.

 

SERVIÇO

Curso Técnico em Mecânica

Inscrições: até 11 de agosto

Início das aulas: 15 de agosto

Duração: 2 anos

Informações pelo telefone (47) 3641-6425 ou WhatsApp (47) 3641-6432.

About Author