Paraná ganha mais uma escola com conceito inovador de ensino

Escola Sesi de Referência Internacional, em Londrina, conta com ensino bilíngue e espaços de aprendizagem baseados na abordagem STEAM

Escola tem espaços estruturados específicos para cada área do conhecimento (Foto: Gelson Bampi)

O Paraná ganha, nesta quinta-feira (11), mais uma unidade de uma escola que incentiva a autonomia e o protagonismo estudantil. Será inaugurada oficialmente em Londrina, no Norte do Estado, a Escola Sesi de Referência Internacional, que atenderá cerca de 500 alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, em tempo integral. A primeira unidade da Escola Sesi de Referência no Paraná já funciona desde o ano passado em São José dos Pinhais.

Com ensino bilíngue e espaços de aprendizagem baseados na abordagem STEAM – sigla em inglês para as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – a Escola Sesi de Referência Internacional de Londrina tem 1.039,08 m² e conta com espaços estruturados com mobiliário, equipamentos e materiais didáticos específicos para cada área do conhecimento. Dessa forma, as salas de aula se tornam verdadeiros laboratórios possibilitando a imersão dos alunos no conteúdo.

Ao todo, são 14 ambientes de aprendizagem: uma sala para a prática de robótica educacional, um espaço maker e 12 salas temáticas exclusivas para as grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

O projeto da Escola Sesi de Referência Internacional é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Sesi Nacional, em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Sesi Paraná.

Ensino bilíngue
O grande diferencial da Escola é a imersão na língua inglesa em todas as atividades, tornando o aprendizado mais significativo e possibilitando alcançar um nível de fluência maior.

As atividades são desenvolvidas em língua inglesa por meio do Laboratório de Línguas (testes de proficiência aplicados aos alunos), aulas totalmente em inglês – como Art, Writing, Ethics and Citizenship, Nature Science – e os After School Workshops, como são chamadas as atividades extracurriculares da Escola Sesi de Referência Internacional.

Outros diferenciais
Mais que inspirar o estudante a se tornar protagonista, a Escola Sesi de Referência Internacional traz os cinco elementos do DNA STEAM: investigar, descobrir, conectar, criar e refletir.

Assim, o desenvolvimento educacional dos alunos recebe atenção especial por meio do incentivo à adoção de hábitos saudáveis no dia a dia; torneios de robótica e o desenvolvimento de projetos inovadores para a resolução de problemas; High School e dupla certificação; programa de intercâmbio; suporte ao ENEM, por meio de atividades extracurriculares e oficinas gratuitas; e parcerias internacionais, que facilitam o ingresso de alunos formados na Escola Sesi de Referência.

Saiba mais sobre a Escola Sesi de Referência Internacional clicando aqui.

Mês da Indústria
A inauguração da Escola Sesi de Referência Internacional de Londrina faz parte da programação do Mês da Indústria, que o Sistema Fiep promove em maio em comemoração pelo Dia Nacional da Indústria, celebrado no dia 25. A programação serve para destacar uma série de entregas de valor para o setor industrial que estão sendo realizadas em diversas regiões do Paraná. A programação completa está disponível neste link.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR