Londrina recebe a primeira Escola Sesi de Referência Internacional

Unidade tem capacidade para atender 500 alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio em tempo integral

Sidinei Rossi, Elizandra Estefanuto, Fabiane Franciscone, Marcelo Belinati e Carlos Valter Martins Pedro descerraram a placa inaugural / Foto: Gelson Bampi

Uma escola que incentiva a autonomia e o protagonismo estudantil, com ensino bilíngue e espaços de aprendizagem baseados na abordagem STEAM – sigla em inglês para as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Esta é a Escola Sesi de Referência Internacional de Londrina que, a partir de hoje, 11 de maio, dentro da programação do Mês da Indústria, abre as portas para alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, com uma capacidade de cerca de 500 alunos em tempo integral.

A primeira Escola Sesi de Referência Internacional tem 1.039,08 m² e conta com espaços estruturados com mobiliário, equipamentos e materiais didáticos específicos para cada área do conhecimento. Dessa forma, as salas de aula se tornam verdadeiros laboratórios possibilitando a imersão dos alunos no conteúdo.

(Foto: Gelson Bampi)

Para o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro, a Escola Sesi de Referência Internacional, que teve um investimento total próximo aos R$ 12 milhões, deve contribuir para o desenvolvimento industrial do norte paranaense.

“A educação ofertada pelo Sesi está alinhada às tendências da indústria, por isso os alunos terão acesso a muita tecnologia e inovação para que estejam preparados para o futuro, com uma linha de conhecimento estruturada e adequada ao cenário industrial de Londrina e região”, afirma Carlos Valter.

Ao todo, são 14 ambientes de aprendizagem: uma sala para a prática de robótica educacional, um espaço maker e 12 salas temáticas exclusivas para as grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

“Nesse novo formato, quem troca de sala de aula são os alunos. Assim, os espaços, desenhados especialmente para cada área do conhecimento, com equipamentos e materiais didáticos específicos, ficam à disposição dos professores para organização de acordo com o conteúdo, além de promover a autonomia e o protagonismo dos alunos”, comenta o gerente executivo de Educação do Sistema Fiep, Sidinei Rossi.

O projeto da Escola Sesi de Referência Internacional é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Sesi Nacional, em parceria com o Sistema Fiep, por meio do Sesi Paraná.

A inauguração em Londrina também contou com a presença do prefeito Marcelo Belinati. Fazendo referência à educação tecnológica e inovadora da Escola Sesi de Referência Internacional, ele reforçou a importância e a presença da indústria de tecnologia em Londrina. “Muitas vezes, a gente não consegue materializar a indústria de tecnologia, que é uma indústria limpa, que paga muito bem, com uma média salarial acima de R$ 5 mil, que agrega valor e traz recursos para a cidade e Londrina, que está se destacando muito nessa área.”

(Foto: Gelson Bampi)

Segundo a gerente de Educação do Sistema Fiep, que atua na região Norte, Elizandra Maria Lauro Estefanuto, a nova estrutura da Escola Sesi de Referência Internacional ressignifica o trabalho realizado pela instituição. “Vamos agregar cada vez mais a abordagem STEAM dentro da nossa prática pedagógica, em uma estrutura de ponta para oferecer cada vez mais um ensino de qualidade aos nossos alunos”, aponta.

 Ensino bilíngue

O grande diferencial da Escola é a imersão na língua inglesa em todas as atividades, tornando o aprendizado mais significativo e possibilitando alcançar um nível de fluência maior.

Na Escola Sesi de Referência Internacional, duas metodologias ganham destaque: CLIL e PBL. A primeira significa “ensino integrado de linguagem e conteúdo”, e foca em competências linguísticas para aprimorar o desenvolvimento de soft skills como colaboração, criatividade e pensamento crítico, por exemplo. Já PBL significa “aprendizagem baseada em problemas” e, como o próprio nome diz, é a construção do conhecimento a partir da discussão em grupo de um problema.

As atividades são desenvolvidas em língua inglesa por meio do Laboratório de Línguas (testes de proficiência aplicados aos alunos), aulas totalmente em inglês – como Art, Writing, Ethics and Citizenship, Nature Science – e os After School Workshops, como são chamadas as atividades extracurriculares da Escola Sesi de Referência Internacional.

“Essa imersão na língua inglesa traz uma grande vantagem para a vida pessoal e para o futuro profissional do aluno. É muito mais do que aprender inglês: é ter contato com a língua de forma natural e imersiva, desenvolvendo ao mesmo tempo as competências e habilidades para se tornarem cidadãos do mundo”, completa o coordenador de educação da Escola, João Paulo Alves Silva.

(Foto: Gelson Bampi)

Outros diferenciais

Mais que inspirar o estudante a se tornar protagonista, a Escola Sesi de Referência Internacional traz os cinco elementos do DNA STEAM: investigar, descobrir, conectar, criar e refletir.

Assim, o desenvolvimento educacional dos alunos recebe atenção especial por meio do incentivo à adoção de hábitos saudáveis no dia a dia; torneios de robótica e o desenvolvimento de projetos inovadores para a resolução de problemas; High School e dupla certificação; programa de intercâmbio; suporte ao ENEM, por meio de atividades extracurriculares e oficinas gratuitas; e parcerias internacionais, que facilitam o ingresso de alunos formados na Escola Sesi de Referência.

 

Mês da Indústria

A inauguração da Escola Sesi de Referência Internacional de Londrina faz parte da programação do Mês da Indústria, que o Sistema Fiep promove em maio em comemoração pelo Dia Nacional da Indústria, celebrado no dia 25. A programação serve para destacar uma série de entregas de valor para o setor industrial que estão sendo realizadas em diversas regiões do Paraná. Saiba mais em sistemafiep.org.br/mesdaindustria.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR