Atividade de comércio exterior do Paraná – Abril 2023

Boletim do Observatório Sistema Fiep mostra que exportações paranaenses cresceram 11,2% no primeiro quadrimestre do ano

Confira os principais destaques do boletim:

  • As receitas das exportações do mês de abril cresceram 6,7% em relação a abril do ano passado, performando US$ 2,1 bilhões. No acumulado do ano, o total de mercadorias e serviços vendidos no mercado externo está crescendo 11,2%, somando US$ 7,3 bilhões em receitas cambiais.
  • Em abril, a economia paranaense exportou mercadorias e serviços para 175 países. Aproximadamente 52,0% do total do valor das vendas realizadas está concentrado em 5 grandes mercados.
  • O destaque do mês é o mercado chinês, para lá foram exportados 35% do valor total negociado no comércio internacional.
  • O valor das importações do mês caiu 16,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior, performando U$ 1,5 bilhão. Em relação ao acumulado do ano, se observa a mesma tendência de queda. Até abril, o valor total das compras de mercadorias e serviços realizadas pelo Paraná retraíram 7,2% somando U$ 6,0 bilhões.
  • Para o ano de 2023, as últimas projeções divulgadas pelo Banco Mundial e FMI mantém as expectativas de um menor crescimento da economia mundial, em comparação com o ano anterior.

Leia a matéria sobre o assunto clicando aqui e acesse o informativo completo no link abaixo:
Informativo de Comércio Exterior – Abril 2023

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR