O Sistema Fiep entregou, durante a programação do Mês da Indústria, a modernização da área Metalmecânica do Senai em Londrina. Além R$ 4,2 milhões para a realização de obras de adequação na estrutura da unidade, foram investidos outros R$ 4,2 milhões para a aquisição de 72 equipamentos.
O gerente executivo de Educação do Sistema Fiep, Sidinei Rossi, explica que a modernização dos laboratórios do Senai é fundamental para acompanhar os avanços tecnológicos da indústria. Confira:
Aumento de portifólio
Os novos laboratórios permitirão ao Senai ampliar o portifólio de cursos que a instituição oferta para capacitar profissionais para a indústria de Londrina e região. Com base na metodologia de estações de aprendizagem, a estrutura está alinhada às tecnologias da Indústria 4.0, possibilitando ainda maior qualidade nas capacitações ofertadas.
Entre os aparelhos adquiridos, estão dez bancadas para o Laboratório de Manutenção Mecânica, que também recebeu equipamentos de tecnologia de Manutenção Preventiva. Já o Laboratório de Solda teve sua estrutura completamente revitalizada, também sendo adquiridas novas máquinas de solda multiprocesso.
Outros equipamentos instalados foram uma retifica cilíndrica, uma serra fita e uma fresadora. Os investimentos também atenderam a área de robótica, tendo sido adquiridos dois robôs colaborativos.
Sistema Flexível de Manufatura
O principal destaque é a implantação de um Sistema Flexível de Manufatura (SFM). Também conhecido como fábrica inteligente, o sistema está alinhado com o conceito de Indústria 4.0. O SFM instalado é projetado para introduzir a capacidade de fabricação avançada em ambientes de aprendizagem.
O sistema permite que sejam emuladas em sala de aula as aplicações de automação e produção industrial do mundo real encontradas em fábricas modernas. Assim, os programas educacionais do Senai podem treinar trabalhadores para estarem prontos para a indústria, por meio de um ambiente de aprendizagem voltado para o ensino de tecnologias habilitadoras e aplicações da Indústria 4.0.
É o que explica o gerente de Educação Profissional do Sistema Fiep para a Região Norte, Victor da Cunha. Veja: