Plataforma conecta RHs de indústrias a alunos e egressos do Senai Paraná

Iniciativa, que é totalmente , tem como foco possibilitar maior assertividade na hora da contratação

Plataforma objetiva encurtar o caminho nas seleções com assertividade (Foto: Gelson Bampi)

A falta de profissionais capacitados no Brasil atingiu a marca de 81% em 2022, segundo pesquisa da Man-Power-Group. Por outro lado, quem trabalha na indústria sabe que o profissional formado pelo Senai tem seus diferenciais na hora de disputar uma vaga.  

Para fortalecer ainda mais essa parceria com a indústria e o mercado de trabalho, o Senai disponibiliza, de maneira gratuita para a indústria e para toda a sociedade, o Emprega Senai. Uma plataforma de emprego, exclusiva para o segmento industrial, criada com objetivo de conectar alunos e egressos de todas as casas que compõem o Sistema Fiep (Sesi, Senai e IEL) com o mercado de trabalho.  

“O Emprega Senai é muito intuitivo, bem semelhante às principais plataformas mais utilizadas na área, com forte olhar sobre a experiência do usuário”, explica Marcelo Fernandes, coordenador de Educação e Negócios no Sistema Fiep. “Com Inteligência Artificial por trás das principais funcionalidades da ferramenta, o Emprega Senai tem como foco garantir o máximo de assertividade e de redução de tempo no preenchimento das vagas da indústria”, acrescenta. 

Vagas inclusivas, cadastramento ilimitado e acesso direto aos candidatos
Um dos destaques fica por conta da busca ativa de profissionais que procuram por vagas inclusivas, além da indústria poder cadastrar e excluir quantas vagas tiver necessidade, sem custo e sem limite estabelecido. 

“O Emprega Senai destaca para os recrutadores os principais talentos com currículos completos na plataforma, além de oferecer espaço para que a indústria possa divulgar, de maneira gratuita, seus eventos, programas e iniciativas com foco em atração de talentos”, diz Fernandes. 

Outro diferencial é o espaço para salvar perfis de candidatos e filtros de busca ativa por palavras-chaves, competências e formação profissional. 

Lapidação e desenvolvimento das Skills dos candidatos
Para inserir o currículo, os alunos e egressos do Senai precisam estar com perfil ativo e completo dentro do LinkedIn. Além de acesso às vagas exclusivas ofertadas pelas indústrias, os candidatos podem navegar por um feed com notícias sobre carreira e desenvolvimento e saber sobre eventos e iniciativas do Sistema Fiep com foco no desenvolvimento profissional. 

Seguindo também na linha do lifelong learning, outro diferencial para os candidatos é a guia “Fica a Dica” contendo pílulas de conhecimento, streaming de empregabilidade, vídeos do setor e plano de carreira para apoiá-los no desenvolvimento e crescimento profissional dentro da indústria. 

Inteligência Artificial a favor dos recrutadores e dos profissionais
Com investimento robusto em tecnologia, o Emprega Senai também fará uso da Inteligência Artificial por meio da taxonomia. Ou seja, o sistema fará o mapeamento das palavras-chaves utilizadas nas descrições dos cargos, habilidades e competências esperadas dos candidatos, apresentando aos RHs os currículos mais alinhados ao perfil desejado. Ao mesmo tempo, a plataforma também promete apresentar aos candidatos vagas com descrições mais alinhadas ao perfil profissional, garantindo, assim, para ambos os lados, maior assertividade no preenchimento das colocações dentro da indústria. 

Por meio da Inteligência Artificial o sistema também irá identificar as habilidades e competências mais buscadas pelas indústrias em suas diferentes áreas de atuação, oferecendo aos candidatos cadastrados cursos personalizados com foco na lapidação das hard e soft skills mais buscadas pelo mercado. 

A plataforma, que está em sua fase Beta, já pode ser utilizada por indústrias e pessoas interessadas em concorrer a uma vaga de emprego no setor industrial. Para saber mais, acesse: empregasenai.com.br. 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR