Sesi completa 77 anos de história no Paraná

Aniversário é marcado pela oferta de soluções de educação, cultura, inovação, segurança e saúde

O Serviço Social da Indústria foi fundado em 20 de julho de 1946 no Paraná para cuidar da saúde dos trabalhadores do setor que ainda estava em desenvolvimento, para pouco tempo depois começar a ofertar Educação de qualidade, tanto para jovens e adultos como para os filhos e filhas dos trabalhadores. Nesses 77 anos, o perfil e a necessidade da indústria paranaense mudaram. Com a missão de servir e fortalecer a indústria para melhorar a vida das pessoas, o Sesi evoluiu com ela.

“Hoje, o Sesi Paraná está presente em todos os municípios do estado, seja por meio das 41 unidades físicas ou das unidades móveis de saúde, prevenção do câncer e raio-x, que levam comodidade e agilidade no atendimento às indústrias”, conta Fabiane Franciscone, superintendente do Sesi e IEL do Paraná e diretora regional do Senai. “Quando o assunto é Educação, continua formando jovens e adultos, além de ofertar ensino inovador e transformador que forma líderes do futuro”, completa.

Soluções integradas em Segurança e Saúde

Nos últimos dois anos, a área de Segurança a Saúde passou por um reposicionamento. Foram investidos R$ 48 milhões para reforçar a qualidade dos serviços. Entre inúmeras realizações, o Sesi Paraná adquiriu mais de 30 unidades móveis de saúde para chegar às indústrias de todo o Paraná, incluindo unidades para atendimento de saúde ocupacional, com salas para vacinação e para exames de raio-x. Além disso, houve investimento na contratação de novos profissionais e na adequação dos espaços de saúde nas unidades e o lançamento do programa de cashback que subsidia laudos técnicos. Somente no ano passado, mais de 4 mil indústrias foram atendidas com os serviços ofertados.

O Cartão Sesi Viva + também foi reformulado. Pelo site ou app, é possível localizar estabelecimentos conveniados e realizar agendamentos de odontologia ou telessaúde, modalidade na qual serão ofertadas consultas de clínico geral, psicólogo e nutricionista.​ As indústrias filiadas aos sindicatos associados à Fiep têm o benefício gratuitamente.

Ensino de referência

Com 18 anos, os Colégios Sesi continuam sendo referência com a missão de entregar profissionais à indústria paranaense com visão inovadora, competências relacionais e protagonismo. A metodologia de Oficinas de Aprendizagem, baseada em projetos, o trabalho em equipe, o maior contato das famílias com o ambiente escolar, professores como curadores e não detentores do conhecimento e alunos como protagonistas da própria história educacional são os grandes diferenciais.

Foto: Gelson Bampi

Além das unidades regulares, o Colégio Sesi tem também as de ensino bilíngue, em Curitiba, Ponta Grossa e Londrina, e trilíngue, em Foz do Iguaçu. Hoje, a instituição está presente em todas as regiões do estado, com 33 unidades, levando educação de qualidade com preços acessíveis a industriais, trabalhadores da indústria e suas famílias.

Em agosto de 2022, o Sistema Fiep inaugurou a primeira Escola Sesi de Referência da Indústria, em São José dos Pinhais, e, em maio de 2023, a Escola Sesi de Referência Internacional, em Londrina. A proposta fomenta a abordagem STEAM – sigla em inglês para as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, com objetivo de inspirar o aluno a tornar-se protagonista do seu futuro.

Foto: Gelson Bampi

Somente em 2022, o Sesi realizou mais de 9.500 matrículas na Educação Básica, mais de 9.700 na Educação Continuada e quase 26 mil matrículas gratuitas.

Dando suporte à Educação, o Sesi Cultura, seja por meio de suas 8 regionais ou unidade móvel, apoia os Colégios no desenvolvimento de projetos e leva espetáculos a todos os municípios do estado, colaborando para o desenvolvimento dos indivíduos e de toda a sociedade.

Pensando o futuro com pés no presente

Neste ano, em parceria com o Senai, foi aberta a Chamada Sesi ESG que, até 2024, deve beneficiar mil indústrias paranaenses com a mentoria do Centro de Inovação Sesi.

Além de atender a uma demanda global, a agenda ESG vai de encontro com os compromissos que o Sesi tem junto ao Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo protagonista em diversas ações no Paraná. Entre elas, estão as premiações anuais que reconhecem as boas práticas nas indústrias, como o Troféu Sesi ODS e o Troféu Sesi de Boas Práticas em Segurança, Saúde e Bem-estar.

Saiba mais em www.sesipr.com.br.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR