Inovação para Segurança no Trabalho 

R$ 10 milhões em recursos para a adequação de máquinas e equipamentos

Micro e pequenas indústrias do setor madeireiro podem participar da nova categoria da Plataforma de Inovação para a Indústria (Foto: AdobeStock)

No dia a dia, alguns profissionais podem estar expostos a fatores que oferecem risco à sua integridade física e emocional, se não houver medidas por parte das empresas que garantam sua proteção. E como segurança no trabalho é assunto sério e deve estar ao alcance de todos, o Departamento Nacional do Sesi criou a Plataforma de Inovação para a Indústria, para auxiliar na capacitação e adequação de micro e pequenas empresas no que se refere à saúde e segurança na indústria.   

A plataforma consiste em um site no qual são inseridos diversos projetos para financiamento e desenvolvimento de tecnologias, processos, produtos e serviços que contribuem para a segurança dos trabalhadores, assim como estimulam a eficiência e produtividade do setor industrial.

Com este propósito, em julho foi lançada uma nova categoria da plataforma: Inovação para Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos – NR 12. A iniciativa financiará projetos com objetivo de adequar máquinas que não possuem sistemas de proteção, garantindo sua conformidade com a Norma Regulamentadora 12.   

Neste momento, os tipos de máquinas abrangidos são a Serra de Fita (Verticais e Horizontais) e a Serra Circular, com foco nas indústrias do setor madeireiro em todo o Paraná.  Como se trata de uma parceria entre Sesi e indústrias, é a equipe do Sesi Paraná quem faz a submissão na plataforma do Departamento Nacional. Por isso, o desenvolvimento dos documentos precisa ser executado em conjunto com o Sesi.   

Quem pode participar?
Estão elegíveis as Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Também é obrigatório que essas empresas possuam um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e que o investimento por máquina não ultrapasse 30% do valor dela.   

São 10 milhões de reais disponíveis para o financiamento dos projetos. O Sesi cobrirá 95% do valor, como expressão do seu compromisso pelo desenvolvimento e segurança no setor industrial. À empresa, cabem somente os outros 5%. 

As inscrições podem ser feitas até 29 de setembro de 2023 na unidade mais próxima: www.sesipr.com.br/unidades

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR