Demanda por formação de nível superior será de 56 mil trabalhadores até 2025

Dados são do “Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025" desenvolvido pelo Observatório Nacional da Indústria

No UniSenai Paraná acadêmicos aprendem na prática, envolvendo demandas reais da indústria (Foto: Gelson Bampi)

Até 2025 a demanda por formação de nível superior no Paraná será de 56 mil trabalhadores. Os números fazem parte do levantamento “Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025”, realizado pelo Observatório Nacional da Indústria. Um trabalho de inteligência de dados e prospectiva para identificar necessidades futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país. 

Segundo o estudo, entre as 10 primeiras áreas com maior demanda por formação, tanto inicial quanto continuada, estão: Logística e Transporte; Construção; Têxtil e Vestuário; Tecnologia da Informação (TI); Automotiva; Eletroeletrônica, entre outros. 

Entre os Analistas de Tecnologia da Informação (TI), por exemplo, procura por profissionais bem capacitados é superior a 15 mil trabalhadores no estado, sendo 86% voltada para aperfeiçoamento profissional, que também pode ser entendido como a necessidade de um curso de especialização a nível de pós-graduação

Outras projeções, também do Observatório Nacional da Indústria (CNI), revelam que, até 2025, as áreas de logística, construção civil, vestuário e energia devem abrir 540 mil novas vagas no país. 

Entre as tecnologias 4.0 que estarão presentes nos armazéns e meios de transporte, estabelecendo as bases para uma Logística 4.0, por exemplo, estão a internet das coisas (IoT), blockchain, big data, chatbots, robôs colaborativos, drones e óculos para escaneamento e controle de mercadorias. Além disso, os conceitos de logística verde, logística elástica e logística compartilhada também passam a ser cada vez mais colocados em prática. 

Já a área da Energia vem ganhando importância devido aos processos globais de transição energética e verde. O Brasil já tem uma matriz energética renovável e os investimentos para diversificar as fontes, ampliando o uso do sol e dos ventos, não param. Tanto a produção quanto operação e manutenção dos sistemas exigem mão de obra altamente especializada. 

Graduação e pós-graduação são a porta de entrada para o mercado de trabalho
Para aproveitar as oportunidades, é preciso estar preparado. O Centro Universitário UniSenai Paraná está com inscrições abertas, até o dia 18 de agosto, para a prova on-line do Vestibular de Inverno 2023 além de inscrições abertas para 21 diferentes cursos de Pós-graduação

A instituição, que é referência em formação para Engenharias, oferece turmas nas áreas Automotiva, Produção, Software, Elétrica, Mecânica e Mecatrônica. O UniSenai Paraná também contempla os cursos superiores de Tecnologia em Automação Industrial, Design de Moda e Logística, além dos já tradicionais bacharelados em Administração, Ciências Contábeis e Direito

Entre as pós-graduação destacam-se os cursos de Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos, MBA em Indústria 4.0, Inteligência Artificial e Machine Learning, Robótica Industrial e Sustentabilidade ESG

A taxa de inscrição para o Vestibular de Inverno 2023 do UniSenai PR é gratuita e o candidato pode verificar a relação completa de cursos disponíveis na página unisenaipr.com.br.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR