3º Seminário de Negócios Internacionais do Paraná acontece em 20 e 21 de setembro

Evento é organizado desde 2021 pelo Centro Internacional de Negócios da Fiep e pelo World Trade Center Curitiba

Organizado em conjunto pelo World Trade Center (WTC) Curitiba e pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio da gerência de relações internacionais, o Seminário de Negócios Internacionais do Paraná terá sua terceira edição realizada nos dias 20 e 21 de setembro, no Campus da Indústria da Fiep.

Apresentação do Seminário de Negócios Internacionais do Paraná contou com representantes consulares de 12 países. Foto: Rodrigo Félix Leal

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) no Business Club, em Curitiba, onde o WTC Curitiba e a Fiep receberam representantes consulares para convidá-los a participar do evento, dentro do Hall das Nações, espaço de negócios voltado às embaixadas e consulados do Paraná. Estiveram presentes a embaixadora do Paraguai, Maria Amarilla, e representantes consulares da Itália, Rússia, Polônia, Finlândia, Luxemburgo, Marrocos, República Dominicana, Costa Rica, Argentina, Japão e Bangladesh.

A segunda edição do seminário reuniu 500 pessoas em agosto de 2022, no Campus da Indústria da Fiep. O evento debate as perspectivas dos negócios internacionais do Paraná, com um time de especialistas de referência no mercado em temáticas como tributos e desregulamentação, fusões e aquisições, ESG (ambiental, social e governança), pessoas e culturas e aceleração digital – temas do Programa de Competitividade do WTC. O evento foi criado em 2021, ainda em formato remoto, pela pandemia, para promover a interação produtiva entre a indústria, gestão pública e as boas práticas do mercado.

“É fundamental estarmos junto do corpo consular do Paraná durante os dois dias de programação intensa que teremos nesta terceira edição. Contamos ainda com a participação ativa da Invest Paraná, representando o governo estadual. A cada ano, o Seminário de Negócios se consolida como espaço de fomento aos negócios internacionais em nosso Estado”, afirma Daniella Abreu, presidente do WTC na Região Sul, em Brasília e Sinop.

Para Higor Uchoa Menezes, gerente de relações internacionais no Sistema Fiep, o evento está crescendo e ganhando cada vez mais apoio. “Temos planos de expandir essa colaboração com o WTC. O diálogo multilateral deve ser incentivado entre os atores das áreas de negócios e relações internacionais. É o que acreditamos dentro de uma visão globalista de mundo”, ressalta.

O empresário Ardisson Akel, presidente da Junta Comercial do Paraná, nomeado cônsul honorário do Marrocos, foi um dos representantes presentes. Ele também é industrial e membro do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil da Fiep. “O seminário é muito importante, ainda mais com esse formato de Hall das Nações, que ampliará as dimensões do evento. O Paraná é vanguardista no comércio exterior e certamente se beneficiará muito desta iniciativa. Ficamos entusiasmados.”

*** Mais informações e inscrições clique aqui.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR