Com objetivo de promover inclusão social, oportunizando que crianças em situação de vulnerabilidade social vivenciem novas experiências e conheçam uma realidade que vai além das comunidades em que estão inseridas, a Petrobras e o Sesi Paraná lançaram, nos dias 22 e 23 de agosto, a 2ª edição do Projeto Centro de Esporte e Educação nas cidades de Campo Largo e Araucária, respectivamente.
Cerca de 240 alunos de Ensino Fundamental, com idade entre 6 e 12 anos, matriculados nas Escolas Municipais Mauro Portugal, em Campo Largo, e Professora Ceci Sueli da Silva Cantador, em Araucária, além de 60 adultos de referência das crianças beneficiadas com a iniciativa, serão atendidos pelo projeto, que acontece por meio de três linhas de atuação: Direitos da Criança e do Adolescente; Educação; e Esporte.
“Essa iniciativa faz parte do legado social que queremos entregar para nossas comunidades vizinhas. A maneira mais eficaz de se transformar a vida de uma pessoa é por meio da educação e, por esse motivo, acreditamos que esse trabalho é uma oportunidade de transformação. Estamos de portas abertas e queremos fortalecer nossas parcerias para que possamos criar um entorno cada vez melhor para todos”, afirma Felipe Leonardo Gomes, gerente-geral na Refinaria Petrobras Presidente Getúlio Vargas – REPAR.
Com duração de 36 meses e supervisão de equipe pedagógica do Sesi Paraná, o projeto oferece diversas atividades gratuitas no contraturno escolar, como prática de esportes, contação de histórias, musicalização e visitas a teatros, cinemas, parques e museus. A intenção é oportunizar às crianças atendidas um novo significado para o processo de ensino e aprendizagem além da sala de aula, influenciando valores de vida e de cidadania da comunidade local.
“O Sesi Paraná e a Petrobras são empresas reconhecidas por ações pautadas no respeito à vida e na valorização da dignidade e do bem-estar social. Acreditamos que o futuro começa a partir de uma educação transformadora, comprometida com a formação ética e humana, e com a missão de preparar novas gerações para a sociedade e para o mercado de trabalho”, afirma Rodrigo Lupateli José, gerente de educação e negócios no Sistema Fiep para o Sesi Paraná na Região Metropolitana de Curitiba.
Encontro de Apresentação do Projeto
Na cidade de Campo Largo o Projeto será conduzido às terças e quintas-feiras, contemplando duas turmas, sendo uma no período da manhã e outra no período da tarde, totalizando 120 crianças atendidas ao final dos três anos da iniciativa.
Realizado na Escola Municipal Mauro Portugal, o encontro de apresentação contou com a presença do Prefeito Maurício Rivabem e da secretária municipal de Educação e Esporte, Dorotéa Stoco.
“Dentre os benefícios do Projeto, as crianças serão estimuladas a usar a criatividade e resolver conflitos por meio do diálogo, encorajamento que caminha ao encontro da demanda de inclusão social que o município busca trabalhar diariamente”, afirma Dorotéa Stoco, secretária municipal de Educação e Esporte em Campo Largo.
Em Araucária o encontro de apresentação aconteceu na Escola Municipal Professora Ceci Sueli da Silva Cantador, com a presença da diretora da escola, professora Valdirene Aparecida Pavão de Campos e da gerente de planejamento e controladora na Refinaria Petrobras Presidente Getúlio Vargas (REPAR), Cássia Jansen Lopes.
No Município o Projeto será conduzido às segundas e quartas-feiras, contemplando duas turmas, sendo uma no período da tarde e uma no período da manhã, totalizando 120 crianças atendidas ao final dos três anos da iniciativa.
“Recebemos com muita alegria e satisfação essa parceria com o Sesi Paraná por meio da Petrobras. Nossas crianças, estudantes e familiares estão entusiasmados com o projeto e temos certeza de que, em breve, estaremos colhendo os frutos desse importante trabalho, benéfico para toda comunidade araucariense”, destaca Adriana de Oliveira Chaves Palmieri, secretária municipal de Educação em Araucária.
Para ambos os municípios, os alunos também participam de diversas práticas e ações, como oficina “Além dos muros”, hábitos saudáveis, criação de horta com garrafas PET, além de rodas de conversa e de palestras com líderes comunitários.
Todas as atividades têm como objetivo promover a conscientização, o conhecimento e o desenvolvimento sustentável, transformando pequenos cidadãos em agentes que fazem a diferença na construção de um mundo melhor.