Setores industriais anseiam por bons profissionais de logística e transporte

Setor está entre os que mais vão empregar e exigir novos conhecimentos dos trabalhadores nos próximos dois anos

Fluência de ideias e tomada de decisão fazem parte das soft skills desejadas no mundo do trabalho (Foto: José Paulo Lacerda/CNI)

A área de logística e transporte é uma das que mais empregam e mais crescem na economia. Para 2025, a previsão é que haja dois milhões de postos de trabalho. As projeções são do Observatório Nacional da Indústria (ONI), núcleo de inteligência e análise de dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para chegar aos números, o ONI realiza estimativas de emprego e analisa as tendências organizacionais e tecnológicas da indústria para os próximos anos. 

Sendo responsável pelo transporte, armazenagem e distribuição de produtos e mercadorias, o profissional desse setor precisa lidar com o gerenciamento inteligente de todas as etapas, das compras e estoque à entrega dos itens. 

No Paraná, por exemplo, até 2025 a área Logística e Transporte projeta uma demanda superior a cem mil trabalhadores com formação inicial e continuada, segundo a pesquisa Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, realizada pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país.   

Atualização é necessária
O alerta não é só para quem está em busca de emprego ou está indeciso de que carreira e formação seguir. Quem já trabalha nessa área vai precisar se atualizar. Segundo o estudo, cerca de um milhão de profissionais terão de complementar a formação para acompanhar as mudanças decorrentes da automatização de processos. Para quem busca uma Rápida Qualificação Profissional, o Senai Paraná possui mais de uma centena de opções de Cursos Rápidos

Soft skills cada vez mais importantes
Mas não acaba por aí. Não serão somente as habilidades práticas que serão cada vez mais demandas para os profissionais do século 21. Para enfrentar os grandes desafios tecnológicos, organizacionais e de mercado, as empresas demandarão novas habilidades transversais (soft skills), tais como: pensamento crítico, fluência de ideias, gestão da informação e de pessoal, comunicação e julgamento e tomada de decisão. 

Serviço:
Para conferir todas as opções de Cursos Rápidos disponíveis no Senai Paraná, acesse: sistemafiep.com.br/cursos-rapidos.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR