Em um levantamento realizado pelo Senai Paraná, 67% dos alunos PcD matriculados na instituição entre 2022 e 2023 buscam por cursos rápidos de aperfeiçoamento e cursos técnicos.
Os cursos de aperfeiçoamento têm curta duração e são voltados para quem deseja ampliar, atualizar ou complementar as habilidades profissionais.
Já os cursos de nível técnico têm duração entre 18 e 24 meses e são voltados para pessoas que estão matriculadas ou que já concluíram o Ensino Médio, mas que buscam uma formação profissional de nível técnico para atuar de maneira ainda mais qualificada no mundo do trabalho.
Eletromecânica, Desenvolvimento de Sistemas e Administração puxam a lista de Cursos Técnicos
Entre os Cursos Técnicos mais procurados pelos alunos PcD, o Técnico em Eletromecânica está no topo da lista que segue com: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas; Técnico em Administração; Técnico em Automação Industrial; Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Mecânica; e Técnico em Mecatrônica. Muitas destas opções também disponíveis tanto no formato presencial quanto educação a distância (EaD).
Já quando olhamos para as áreas mais procuradas, Gestão está no topo da lista e a procura é voltada para os cursos rápidos de qualificação e aperfeiçoamento profissional.
As outras áreas mais escolhidas por esse perfil são: Metalmecânica; Tecnologia da Informação (TI); Automação; e Segurança do trabalho.
Em 2023, nos nove primeiros meses do ano, o número de alunos PcD matriculados em todas as modalidades de cursos do Senai Paraná, como aperfeiçoamento/especialização profissional; aprendizagem industrial básica; aprendizagem industrial técnica; cursos técnicos e cursos de qualificação profissional, já corresponde a 85% das matrículas de 2022.
“Nós existimos para servir e fortalecer a indústria para melhorar a vida das pessoas e, nesse sentido, quando percebemos o movimento e interesse dos nossos alunos PcD em cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional para o mundo do trabalho, incluindo também os cursos de nível técnico, temos a certeza de que estamos no caminho certo. Acreditamos em uma sociedade justa e igual para todos e nos esforçamos para entregar para a indústria e para o mundo do trabalho profissionais muito bem-preparados e alinhados às reais necessidades e expectativas dos mais variados segmentos industriais existentes hoje em nosso estado”, diz Juliana Maia, coordenadora de educação e negócios no Sistema Fiep.
LEIA TAMBÉM: Língua Brasileira de Sinais também estimula a profissionalização de surdos
Comparado ao montante total de trabalhadores no Sul do Brasil, o número de trabalhadores PcD no estado representa 4,3%
O número total de trabalhadores PcD ativos no Brasil é de 4,64 milhões. Deste total, 18,6% (861 mil) estão na indústria total, que compreende a indústria extrativa, de transformação, serviços industriais de utilidade pública e construção, segundo dados do 3º trimestre da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua de 2022 do IBGE.
Comparado ao montante total de trabalhadores no Sul do Brasil (15,76 milhões), o número de trabalhadores PcD representa 4,3% dessa fatia (681 mil).
Já com o olhar para a indústria, do montante total de trabalhadores industriais da região Sul (4 milhões ou 24,4%), o número de trabalhadores PcD representa 4,1% (166 mil).
No ranking total em relação à contratação de PcD no país, o Paraná é o 6° estado com maior número absoluto de trabalhadores PcD ocupados, com 5,8% (246 mil), segundo mesmo levantamento.
Matrículas abertas:
Os cursos do Senai Paraná estão com matrículas abertas. As aulas dos Cursos Técnicos iniciam em 23 de outubro e para os Cursos Rápidos a programação segue o calendário de cada unidade Senai pelo estado. Todas as informações podem ser consultadas em senaipr.org.br/cursos.
LEIA TAMBÉM: 16º Reatiba – evento promovido pelo Sistema Fiep discute a inclusão da pessoa com deficiência