De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência 2022, lançada em julho deste ano, a população com deficiência no Brasil é estimada em 18,6 milhões de pessoas, o que corresponde a 8,9% da população.
Segundo o estudo, pessoas com deficiência estão menos inseridas nas escolas e no mercado de trabalho, por isso, têm menor acesso à renda. Para se ter ideia, a taxa de analfabetismo para pessoas com deficiência é de 19,5%, enquanto para as pessoas sem deficiência, 4,1%. Apenas 25,6% das pessoas com deficiência concluíram o Ensino Médio e 7% têm Ensino Superior (a porcentagem passa de 20% para os que não têm deficiência).
Quando o assunto é mercado de trabalho, as diferenças continuam. Se o rendimento médio real de pessoas sem deficiência é de R$ 2.690, o de pessoas com deficiência é R$ 1.860.
Com o objetivo de fazer o setor produtivo e toda a sociedade pensarem em ações para reverter essa realidade, apresentando oportunidades e estratégias para a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, o Sistema Fiep, por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), promove a 16ª edição do Reatiba.
“Com o tema Políticas Públicas, Profissionalização, Parcerias e Protagonismo, a programação deste ano se propõe a discutir as formas de garantir a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade de forma efetiva”, afirma Rui Brandt, diretor geral do CPCE. O evento, que acontece no dia 26 de setembro no Campus da Indústria, em Curitiba, é gratuito. Para participar, basta se inscrever aqui.
Confira a programação:
08h30: Café de boas-vindas
09h00 – Abertura com o Diretor Geral do CPCE, Rui Gerson Brandt.
09:05 – Nada sobre nós, sem nós, com Mirella Prosdócimo, Conselheira do CPCE – Adaptare Consultoria
09:35 – Políticas Públicas
- Lei das Deficiências Ocultas – Lei 14.624 de 17/07/2023
- Mensagem do senador Flávio Arns
- Panorama da fiscalização da Lei de Cotas PcD no Paraná, com Cassiano H. L. Gonçalves, da Superintendência Regional do Trabalho PR – Chefe da Seção de Fiscalização do Trabalho
10:10 – Profissionalização
- Programa + Eficiência, com Ivy Karla – UNILEHU
- Formação Profissional e o Ingresso da Pessoa com Deficiência Visual no Mundo do Trabalho, com Ênio Rodrigues da Rosa, do Instituto Paranaense dos Cegos – IPC
- Projeto Trilha Digital para Deficientes Físicos, com Júnior Ongaro – ADFP
10:50: Parcerias e organizações
- Parcerias Institucionais para a atuação com Pessoas com Deficiência Intelectual, com Ana Maria Zem – COCEC – Escola Especial Nilza Tartuce
11:05 – Protagonismo e Participação Cidadã
- Relato da Experiência de Pesquisa Willian Gabriel Molari – CPCE JR e Estudante de Biomedicina
- Relato de Voluntariado do Matheus Chaves – CPCE JR/Unilehu
11:25 Encerramento
Serviço:
16ª edição do Reatiba – PcD Políticas Públicas, Profissionalização, Parcerias e Protagonismo
Dia 26 de setembro, no Campus da Indústria, às 8h30.
Inscrições gratuitas e limitadas aqui.