Aceleradora Habitat Senai é a 1ª do Brasil com a certificação CERNE 4

Em todo o país, são apenas cinco ambientes de inovação com o nível mais alto de maturidade no modelo de gestão

O CERNE (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos) é uma metodologia criada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com o Sebrae. Em 2015 a Aceleradora Habitat Senai foi certificada pela primeira vez com CERNE 1, nível voltado à excelência na seleção, qualificação e mentorias de startups. Em 2019 foi captado recurso por meio de um convênio com o Sebrae para implementar melhorias em seus processos e, assim, conseguir a certificação no nível 2.

“Ao verificarmos o que foi implantado entre 2019 e 2022, nos demos conta que cumpríamos os requisitos para conquistar a certificação no maior nível de maturidade”, conta Kezia Renata Rodrigues da Silva, supervisora da Aceleradora. “O trabalho de reunir evidências e resultados foi intenso, mas conseguimos comprovar, por meio da conquista da certificação. Mesmo tendo enfrentado o desafio de promover aceleração de startups durante uma pandemia mundial, nossa prática de gestão é inovadora e capaz de gerar resultados contínuos para as startups”, completa.

Ter a certificação no nível mais alto de maturidade no modelo de gestão de aceleradoras atesta a qualidade e resultado positivo da gestão da Aceleradora Habitat Senai como uma operação autônoma. “O CERNE 4 é uma garantia de que a Aceleradora Habitat Senai está seguindo as melhores práticas de gestão em todos esses aspectos e está preparada para oferecer aos seus clientes um ambiente de alta qualidade para o desenvolvimento de seus negócios”, explica Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social do Sistema Fiep. “Esta certificação atesta que a aceleradora desenvolveu processos e práticas-chave referentes ao nível mais alto do modelo de atuação, o que aumenta a confiança dos empreendedores na escolha da aceleradora, das indústrias que buscam startups para inovar em seus processos e, consequentemente, gerar um número ainda maior de startups industriais de sucesso no Brasil. Este ciclo virtuoso que geramos reforça o cumprimento da missão do Senai que é servir e fortalecer a indústria para melhorar a vida das pessoas”, continua.

Felipe Wotecoski, fundador e CEO da startup Hidreo, conta sobre a experiência de estar dentro da aceleradora. “Falo com orgulho que a primeira nota fiscal da nossa empresa ocorreu por causa da aceleradora, que trouxe algumas indústrias para uma visita para conhecer as startups”, lembra. “Fiz a primeira apresentação no corredor mesmo e esse primeiro contato foi muito importante. Desde então, temos abertura para contatos com grandes empresas no segmento automotivo, cooperativas agrícolas e com delegações internacionais do Canadá, Alemanha e países da América Latina. O networking que temos aqui é muito relevante e é o que mais vale para startups”, afirma.

Como perspectiva futura, a Aceleradora Habitat Senai quer ser o principal hub de startups para a indústria do Brasil e fortalecer parcerias para promover a internacionalização de suas startups.

Sobre a Aceleradora Habitat Senai

Criada em 2011, a Aceleradora Habitat Senai é uma iniciativa do Sistema Fiep que tem como missão promover o empreendedorismo industrial em startups. A aceleradora oferece estrutura, mentorias e atua diretamente para que as soluções sejam aplicadas e adquiridas pelas indústrias, aumentando assim a competitividade do setor. Em seus 12 anos de existência, mais de 50 startups passaram pelo programa na modalidade de residência e outras 240 passaram pelas mentorias.

Atualmente, a Aceleradora possui 31 startups em aceleração que empregam mais de 350 pessoas e faturam em conjunto mais de R$ 50 milhões ao ano. Essas startups oferecem soluções em tecnologias da indústria 4.0 como internet das coisas, conectividade, automação, tecnologias limpas para construção civil, economia circular, geração de energia, eficiência energética, entre outras.

A Aceleradora Habitat Senai é habilitada à execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento junto ao Comitê da Área de Tecnologia e Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e é acreditada pela Enrich in Brazil, representante da União Europeia, como Soft Landing Hub. Para conhecer mais das startups aceleradas e já graduadas, visite o site: senaipr.com.br/tecnologiaeinovacao/aceleradora

Sobre a certificação CERNE

O CERNE (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos) é uma metodologia criada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com o Sebrae. É estruturado como um modelo de maturidade para as incubadoras e aceleradoras brasileiras e sua implantação atesta suas capacidades em gerar e desenvolver sistematicamente startups inovadoras e de sucesso.

A metodologia abrange práticas e processos-chave voltados aos empreendimentos acelerados, os processos para prospectar, desenvolver e graduar startups e à própria gestão.   Nesse contexto, os ambientes de inovação podem ter quatro níveis de maturidade. O CERNE 1 é voltado à seleção, qualificação e mentorias de startups; o CERNE 2 tem foco nos processos e práticas de gestão para gerar resultados contínuos para os empreendimentos; o CERNE 3, em formar e consolidar uma rede de parceiros a fim de ampliar a probabilidade de sucesso das empresas aceleradas; e o CERNE 4, comprova que o ambiente gera, sistematicamente, inovações em seus próprios processos, além de atender as exigências dos níveis anteriores, já que para as certificações a partir do nível 2, são avaliadas todas as fases.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR