Fiep participa de evento de lançamento da norma do light wood frame em São Paulo

O evento fez parte do desdobramento do ciclo iniciado há quase 15 anos com a Comissão Casa Inteligente

Apresentação foi feita no 6º Congresso Latam Steel Frame e Construções Sustentáveis

Na última quinta-feira (19), ocorreu em São Paulo, durante o 6º Congresso Latam Steel Frame e Construções Sustentáveis, o lançamento oficial da norma técnica do sistema construtivo light wood frame. A Fiep esteve presente no evento, contribuindo com o painel que apresentou o histórico e detalhes técnicos de desempenho presentes no texto da norma.

A relação da Fiep com o desenvolvimento desta norma foi primordial pois ela atuou como um elo entre todas as partes interessadas. “Tudo começou há 14 anos com uma viagem técnica, na qual 10 empresários exploraram, na Alemanha, o sistema construtivo wood frame e os equipamentos necessários para fabricar casas utilizando esse método”, relembra o superintendente da Fiep, João Arthur Mohr. Essa iniciativa resultou na instalação das primeiras unidades industriais para a produção de casas em wood frame no Paraná.  A Fiep, por sua vez, articulou a criação da Comissão Casa Inteligente, uma iniciativa que reuniu, no inicialmente, empresários dos setores madeireiros e representantes da construção civil do Paraná.

Ao longo dos anos, o grupo cresceu e permitiu a identificação dos desafios relacionados à consolidação do sistema, incluindo aspectos técnicos, políticos e culturais. A compreensão sobre a necessidade de padronização e ganho de escala nos negócios levou ao desenvolvimento do texto da norma técnica. Por praticamente sete anos, o Campus da Indústria serviu como local de trabalho para centenas de profissionais que se dedicaram para a elaboração do texto, que foi publicado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), em julho deste ano.

O superintendente da Fiep, João Arthur Mohr, destacou a importância do apoio contínuo à indústria da construção no Paraná ao longo desses anos. “O Paraná tem em seu DNA a produção madeireira. Temos a maior área plantada de pinus do país e somos muito fortes na industrialização da matéria-prima que dá subsídios para a construção das casas do sistema construtivo wood frame”.  

Também presente no evento, o delegado da Fiep junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Pupo, reforçou o protagonismo do Paraná neste processo. “A produção florestal do Paraná garante o suprimento da matéria-prima para a indústria. Além disto, já temos uma ampla capacidade industrial instalada que tem capacidade para atender os sistemas construtivos com madeira”.

Em sua fala, o superintendente ressaltou que a Fiep conta hoje com o Sistema de Vigilância Tecnológica, que neste ano, repetiu a experiência de 14 anos e levou 40 empresários para uma imersão técnica no universo da madeira engenheirada na Alemanha, Áustria e Suécia. “Retornamos desta viagem convictos de que o Paraná e o Brasil têm todas as oportunidades para desenvolver construções sustentáveis em madeira. Portanto, a Fiep continua oferecendo o apoio técnico necessário à indústria madeireira, da construção civil, metalmecânica, química e da cerâmica que desempenham um papel essencial na construção de casas com esse sistema construtivo.”.

Mohr finalizou destacando a importância da colaboração da Academia, Governo, institutos de pesquisa, associações, empresas para que o sistema construtivo com madeira engenheirada se consolide. “Estamos novamente realizando nosso papel, unindo todas estas frentes e dando suporte à indústria. Convidamos a todos para estarem juntos conosco nesta nova etapa de consolidação deste sistema construtivo sustentável”.

Com informações da assessoria de imprensa da Abimci

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR