Matrículas abertas nos Colégios Sesi para o ano letivo de 2024

Proximidade com a realidade da indústria, metodologia inovadora e foco no futuro profissional dos alunos são os destaques da instituição

Imagem mostra quatro estudantes com uniforme do Colégio Sesi Internacional de Londrina, sentadas em equipe, trabalhando com objetos educacionais da área de Matemática

Estão abertas as matrículas para o ano letivo de 2024 nos Colégios Sesi do Paraná, para turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, de acordo com a oferta de cada unidade.

Imagem mostra quatro estudantes com uniforme do Colégio Sesi Internacional de Londrina, sentadas em equipe, trabalhando com objetos educacionais da área de Matemática
Metodologia por Oficinas de Aprendizagem é referência no país | Foto: Gelson Bampi

As vagas estão distribuídas entre as unidades dos Colégios Sesi da Indústria, Colégios Sesi Internacional, Escola Sesi de Referência da Indústria e Escola Sesi de Referência Internacional.

A metodologia dos Colégios Sesi do Paraná promove o desenvolvimento das soft skills, o trabalho em equipe e a resolução de problemas por meio de pesquisa. Nas Oficinas de Aprendizagem, os estudantes têm contato, trimestralmente, com desafios da indústria e da sociedade e, com base nos estímulos teóricos e práticos de cada disciplina, são incentivados a propor soluções inovadoras.

Apresentados em feiras científicas por todo o país, os projetos dos estudantes dos Colégios Sesi recebem destaques importantes. É o caso do projeto de um CubeSAT que pretende antever deslizamentos de terra em regiões serranas. O satélite miniaturizado, desenvolvido pelos estudantes Flávia Cezanovski Lourenço, Isabelli Nunes da Silva, Lara Aparecida Gregory, Lucas de Oliveira Machado, Ryan Henrique de Oliveira Negreli e Yuri Brenner Lucas, do Colégio Sesi da Indústria do CIC, de Curitiba, será lançado ao espaço junto de um foguete desenvolvido pela Bizu Space, startup de inovações espaciais do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

De Cascavel, o projeto de desenvolvimento de modelos didáticos de baixo custo para o ensino de biologia recebeu credenciais para uma feira em Guadalajara, no México, e para um fórum científico em Londres, no Reino Unido. O trabalho foi realizado pelas estudantes Aryel Portes Duas Lopo, Gabriela Demezuk Siqueira e Yasmin Curi Dumpierre de Freitas.

Na área de Engenharia, o projeto ECOPLASF, das estudantes Laura de Paula, Maria Cecília Wunder e Vitória Simão, recebeu credencial para a Feira Científica Tecnológica SerCap, de Asunción, no Paraguai. Desenvolvido pelas estudantes do Ensino Médio do Colégio Sesi da Indústria do Boqueirão, de Curitiba, a proposta é reutilizar materiais que possuem alto tempo de decomposição para preenchimento de buracos em pavimentações asfálticas.

Novo Ensino Médio

De acordo com a nova Lei Federal nº 13.415/2017, conhecida como Nova Lei do Ensino Médio, o currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, sendo: I – linguagens e suas tecnologias; II – matemática e suas tecnologias; III – ciências da natureza e suas tecnologias; IV – ciências humanas e sociais aplicadas; e V – formação técnica e profissional.

Desde então, os Colégios Sesi e o Senai Paraná iniciaram um trabalho de integração para desenhar a nova proposta de ensino com objetivo de unir a Educação Básica ao V Itinerário Formativo por meio da Educação Técnica Profissional (EPT).

Política de Descontos

Dependentes de trabalhadores das indústrias e de industriários têm descontos exclusivos nos Colégios Sesi:

  • Sindicatos, empresas associadas e seus trabalhadores: 20%
  • Indústrias e empresas contribuintes e seus trabalhadores: 15%
  • Indústrias e empresas não contribuintes e seus trabalhadores: 5%

Colégios Sesi no Paraná – Matrículas abertas para 2024

Encontre a unidade mais próxima em: www.colegiosesi.com.br

Informações e matrículas: 0800 648 0088

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR