Entre os dias 3 e 5 de novembro, dez alunos do Colégio Sesi da Indústria do Centro de Curitiba vão representar o país na conferência internacional OxfordMUN, simulação da ONU que acontece na Universidade de Oxford, na Inglaterra.
No décimo ano das simulações em Oxford, o tema da conferência será “Ten Years of Oxford Global: Looking Back and Looking Forward” (Dez Anos de Oxford Global: Olhando para Trás e Olhando para Frente), com o objetivo de discutir o passado e o futuro da diplomacia internacional.
O evento vai reunir mais de 900 estudantes delegados, com idades entre 14 e 18 anos, de 22 países. Eles estarão divididos em 13 comitês de trabalho.
A comitiva do Colégio Sesi da Indústria vai participar de três deles: a 28ª Sessão da Conferência das Partes (COP28), Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional (DISEC) e Comitê Social, Humanitário e Cultural (SOCHUM).
- COP28: Laura Cauduro e Isabel Maravieski, representando a Finlândia
- COP28: Giovanna Campos e Alice Vilela, representando a Bélgica
- DISEC: Marina Jaeger e Giulia Woislaw, representando o Brasil
- DISEC: Arthur Ferreira e Clara Rosa, representando a Suécia
- SOCHUM: João Dockhorn, representando a República Tcheca
- SOCHUM: Lara Rank, representando a Grécia
Relembre aqui como foi a Harvard Model United Nations (HMUN) deste ano, em Boston.
O que são os simulados da ONU?
Durante os Models United Nation (MUN) são promovidas simulações de conferências internacionais nas quais os estudantes, chamados delegados, negociam e debatem com os outros participantes assuntos de relevância para a política, economia ou sociedade do país que representam. Os jovens atuam como diplomatas e Chefes de Estado, o ambiente é formal e segue regras de conduta que são apresentadas no primeiro dia de evento.