A Herbarium, empresa de produtos naturais farmacêuticos, lançou recentemente o seu 1° relatório de sustentabilidade. O material, feito por meio da Consultoria do Centro de Inovação Sesi, foi produzido seguindo a Norma GRI (Global Reporting Initiative), que é referência no mundo inteiro quando se trata de relatos de sustentabilidade.
O documento traz informações sobre o desempenho da empresa nos aspectos ESG, formado pelos fatores ambientais, sociais e de governança corporativa, e tem como principal objetivo relatar quais práticas foram implementadas, próximos passos para o alcance das metas, desafios e riscos encontrados, assim como os avanços obtidos e não alcançados.
De acordo com Fernanda Favoratto, consultora de ESG do Centro de Inovação Sesi, para o desenvolvimento do relatório a primeira coisa a ser feita é a definição da materialidade, que são os temas considerados relevantes para a companhia, seguido pela capacitação do Comitê ESG, orientação para respostas aos indicadores, aderência aos compromissos de sustentabilidade e, por último, revisões técnicas do conteúdo no que se refere à conformidade de aplicação da Norma GRI.
Definição da materialidade
“Nós sempre fazemos uma análise para saber quais temas e indicadores que refletem os impactos econômicos, ambientais e sociais significativos. Assim, é possível divulgar as iniciativas em todas as dimensões de sustentabilidade de uma maneira equilibrada, refletindo a busca por tornar mais transparente e objetivo o diálogo com os públicos de relacionamento”, explica Fernanda.
Segundo Rafael Mattos, especialista em ESG da Herbarium, a companhia sempre buscou estar em conformidade com a natureza e as pessoas, mas a consultoria realizada pelo CIS foi fundamental para estruturação dos dados. Para isso, a materialidade do sistema de negócios da organização foi dividida em três pilares, sendo eles: gestão de indicadores, prevenção e mitigação de riscos e engajamento com os stakeholders.
Durante o processo, foram analisados documentos setoriais dos principais frameworks de sustentabilidade, política e diretrizes da organização. Também foram realizadas entrevistas com os gerentes para identificar riscos e oportunidades. Além disso, para priorizar e identificar os temas mais relevantes para os públicos com os quais a empresa se relaciona, foi disparada uma pesquisa para mais de cinco mil contatos, incluindo colaboradores, comunidade médica, órgãos regulamentadores, instituições de ensino, fornecedores, distribuidores, consumidores e comunidade local.
No pilar Governança Corporativa, um dos destaques do documento é referente à proteção de dados. Segundo o relatório, em 2022 foi estabelecido um comitê para iniciar uma jornada de aprimoramento, com auditorias e planos de ação. Em 2023, o documento prevê o ajuste dos contratos de todos os colaboradores, fortalecendo o controle dos dados para garantir a máxima segurança. Outro fator citado no documento é a preocupação com os fornecedores da companhia, o relatório aponta que 100% dos fornecedores estão em conformidade com normas ambientais e trabalhistas.
A empresa também adotou o Canal de Garantia da Integridade Herbarium (CGIH) em 2022, que serve para colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade em geral relatarem casos que violam as diretrizes do código de ética e as políticas da empresa. Em 2022, não foram identificados casos de discriminação.
A instituição também deu importantes passos para avaliar e mensurar os impactos sociais e ambientais de suas operações. Para isso, foi realizado o censo e iniciado o Programa de Diversidade e Inclusão, que busca fortalecer e valorizar a diversidade na empresa. Além disso, a Herbarium mediu pela primeira vez a emissão de CO2 gerada, demonstrando o compromisso em mitigar os impactos ambientais.
Indicadores X transparência no mercado
De acordo com a consultora de ESG do CIS, o relatório de sustentabilidade é visto como uma garantia de qualidade e autenticidade. “Os investidores querem saber como as indústrias estão operando e, da maneira como as coisas estão se encaminhando, quem não reportar terá dificuldade para permanecer no mercado”, afirma Fernanda.
“A Herbarium tem em seu DNA os componentes da sustentabilidade, aliando natureza e tecnologia a um benefício social, a promoção da saúde e bem-estar. Faltava apenas compilar todas as suas ações e resultados de forma técnica”, ressalta Rafael Mattos. “Assim, veio a parceria com o Centro de Inovação Sesi, que nos auxiliou na definição da materialidade e coleta dos indicadores a serem reportados, trazendo transparência de forma independente ao relato”, completa.
Para o especialista, além do benefício citado da materialidade, o olhar da consultoria sobre os temas e ações permitiu identificar não apenas o que é potência no Ecossistema de Negócios da companhia, mas principalmente ações que ainda têm espaço para crescer. “Agora é possível realizar comparações com nosso mercado de inserção -parceiro e concorrentes, alinhados às expectativas de nossos stakeholders”, finaliza.
Para saber mais sobre o CIS, procure a unidade mais próxima.
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