Na terça-feira, 14, 107 adolescentes e jovens, com idade entre 15 e 21 anos, concluíram o Programa ViraVida em Curitiba, uma parceria entre o Sesi Paraná e Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba.
“Ao desenvolver este projeto, o Sesi contribui para o fortalecimento das políticas públicas como uma ação articuladora entre a rede de proteção dos direitos da criança e adolescente, em colaboração com as instituições, como Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Unidades de Acolhimento Institucional (UAI), Organizações da Sociedade Civil (OSC), entre outros, que identificam e encaminham os jovens para o ViraVida. Entendendo que um dos importantes objetivos da FAS é fornecer subsídios para a superação das situações dos diversos tipos de violência vivenciadas pelas famílias, percebe-se a necessidade de que este serviço seja realizado em rede, a fim de que os direitos fundamentais sejam garantidos em sua amplitude”, afirma Helen Braga de Barros, coordenadora de Educação e Negócios no Sistema Fiep.
O Programa ViraVida é um processo socioeducativo centrado na promoção e proteção especial de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de incluir os participantes no mercado de trabalho por meio da Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000).
Criado pelo Conselho Nacional do Sesi, e chancelado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o ViraVida atua em vários estados brasileiros desde 2008. No Paraná, o programa atua desde 2010 e, até o momento, transformou a vida de aproximadamente 1600 jovens paranaenses por meio de uma trilha de aprendizagem com total de 360 horas.