
Neste fim de semana, Curitiba recebeu a etapa regional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) Challenge. Das 45 equipes participantes, cinco foram selecionadas para representar o Paraná no Festival Sesi de Robótica, que acontece em Brasília, de 28 de fevereiro a 3 de março de 2024.
De acordo com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Marcos Dybas da Natividade, todos os competidores do torneio já são vencedores. “Vocês são o futuro do nosso estado, comprometidos com a ciência e a tecnologia. Essa competição desempenha um papel fundamental no desenvolvimento educacional, social e profissional de vocês, preparando-os para desafios futuros, desenvolvendo habilidades interpessoais, senso do uso de tecnologia e dos processos industriais”, disse.
A superintendente Sesi e IEL e diretora regional do Senai na Fiep, Fabiane Franciscone, lembra que as áreas ligadas aos processos de digitalização industrial devem empregar mais de 2 milhões de pessoas até 2031. “O que vocês fazem aqui e no dia a dia, seja das garagens ou escolas de vocês, é investir em um futuro promissor. É com muito orgulho que há 10 anos o Colégio Sesi recebe este torneio. Porque reconhecemos o valor da robótica e da FIRST® LEGO® League em nossas escolas.”
Além das vencedoras do principal prêmio do evento, o Champion’s Award, outras duas equipes conquistaram vaga para o Festival Sesi de Robótica. Dessa forma, o Paraná será representado pelas equipes Ampharos, Cygnus, Osíris, Roosters e Immortalis na etapa nacional. Como suplentes, estão Yottabyte, Little Wizards – Slytherin e Doctors Machines.
Confira as premiações do Torneio Regional de Robótica FLL
Champion’s Award
1º lugar: Ampharos (Colégio Sesi da Indústria do Centro de Curitiba)
2º lugar: Cygnus (Escola Sesi de Referência da Indústria de São José dos Pinhais)
3º lugar: Osíris (equipe de garagem)
Core Values
Vencedora: Doctors Machines (Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli)
1ª finalista: Andromedark (Colégio Sesi da Indústria de Francisco Beltrão)
2ª finalista: Yottabyte (Colégio Sesi da Indústria do CIC)
Projeto de Inovação
Vencedora: Immortalis (Escola Sesi de Referência Internacional de Londrina)
1ª finalista: Robo League (Escola Municipal Julia Amaral Di Lenna)
2ª finalista: Little Wizards – Slytherin (Colégio Sesi Internacional do Portão)
Design do Robô
Vencedora: Roosters (Colégio Estadual Padre Claudio Morelli)
1ª finalista: Cyber Rex (Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag)
2ª finalista: Strong Brain (Colégio Sesi da Indústria de Irati)
Desafio do Robô
Vencedora: Ampharos (Colégio Sesi da Indústria do Centro de Curitiba)
1ª finalista: Doctors Machines (Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli)
2ª finalista: Cygnus (Escola Sesi de Referência da Indústria de São José dos Pinhais)
Prêmio Técnico/Mentor Destaque
Eliana Lopes Ferreira (Clotech – Colégio Estadual Desembargador Clotário Portugal)
Israel Pasqualini da Silva (Ampharos – Colégio Sesi da Indústria do Centro de Curitiba)
Prêmio Parceria (prêmio extraoficial)
Alcateia Robótica (Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari)
Desempenho do Robô (prêmio extraoficial)
Ampharos (Colégio Sesi da Indústria do Centro de Curitiba)
Assista à premiação: